quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Baixada Digital é inaugurado

O programa Rio Estado Digital inaugurou o projeto Baixada Digital na manhã dessa quarta-feira, dia 02 de dezembro, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias. A iniciativa oferece sinal gratuito de internet sem fio para toda a região e irá beneficiar, aproximadamente, 1,7 milhão de pessoas. Nesta primeira fase do projeto, o sinal vai cobrir todo o município de São João de Meriti, 60% de Caxias e Belford Roxo e 20% dos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O investimento é de R$ 3 milhões.
A iniciativa é um projeto da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Faperj; a Fundação de Apoio à Escola Técnica, Faetec; a Universidade Federal Fluminense, UFF; a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e a Rede Globo, a qual disponibilizou suas antenas para a transmissão do sinal de internet.
Dentre as autoridades presentes estavam o governador Sérgio Cabral, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Roberto Boclin; o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito; de , Artur Messias; o prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim; de São João de Meriti, Sandro Mattos; o Vice-Governador e secretário estadual de, Luiz Fernando Pezão; além do Coordenador do projeto, o professor da UFF, Franklin Coelho; além dos reitores da UFF e UERJ, Roberto Salles e Ricardo Vieira Alves, respectivamente. Através de videoconferência, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, também participou do evento.


O governador, de maneira descontraída, conduziu os pronunciamentos e demonstrou muita satisfação ao inaugurar um projeto tão revolucionário para o desenvolvimento da educação e da tecnologia nas cidades da Baixada Fluminense: “O Baixada Digital significa um grande avanço para a população que, a partir de hoje, ganha mais informação, mais educação, mais cultura. Os professores poderão contar com a internet livre nas escolas, o que vai gerar muito mais conhecimento para todos”, afirmou.
Para captar o sinal na Baixada Fluminense, as pessoas precisam instalar uma antena nas suas casas, da mesma maneira que se faz para captar o sinal da televisão. Só quem mora a até 60 metros de uma antena de transmissão e usa notebook está livre de comprar a antena, já que o notebook consegue captar o sinal. Fora isso, será necessário comprar uma antena de captação que deve ser do tipo 24 dBi, com mastro e suporte de montagem. Também é necessário comprar um fixador para o mastro, um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo com conectores específicos para USB e para antena externa. O custo em média desse kit é de R$ 150.
- Agradecemos as instituições envolvidas nesse marco importantíssimo que é o Baixada Digital para a história da nossa região. O governador Sérgio Cabral modificou a infra-estrutura do estado com as parcerias feitas entre as esferas federal, estadual e municipal. Hoje nós temos mais um fruto dessa realidade. Com o Baixada Digital, 90% das residências na Baixada poderão ter acesso à internet, índice que equivale a de países como o Japão. Uma casa com internet é uma porta para o conhecimento. Esse é o maior projeto de internet livre do mundo e nós nos orgulhamos muito disso – celebra o secretário Alexandre Cardoso.


O prefeito de São João de Meriti, Sandro Mattos, e o prefeito de Duque de Caxias, Zito, salientaram a grandeza da iniciativa para os municípios da Baixada e parabenizaram a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia por essa conquista: “Nós que sempre fomos tão esquecidos, estamos trabalhando em conjunto para que a cidade cresça, o estado cresça e o país saia ganhando”, diz o prefeito Zito. E Sandro Mattos completou: “Internet livre e de graça para a população, significa democratizar a informação e estimular novas transferências de renda”.
Para ensinar aos moradores como se monta a antena, os CVT’s Parque Muísa (Avenida Presidente Kennedy, 10.036 – 3135.9853/9394) e São João de Meriti (Avenida Dionísio Rocha, quadra G, lote 26 – 3651.5735/5177) e o Cetep Vilar dos Teles (Rua César Lemos, 22 – 3752.1194), irão oferecer cursos rápidos para o ensino da montagem dos equipamentos. As aulas vão começar a partir do dia 05 de dezembro. Além disso, a Faetec montará três quiosques que, além de oferecerem os cursos, vão tirar todas as dúvidas sobre os projetos. Os quiosques funcionarão em Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo.
Um serviço de telefone está disponível para que os moradores esclareçam suas dúvidas. O número é (21) 2332.4085. E o site do projeto (www.baixadadigitalrj.com.br) tem a localização das torres de transmissão do sinal de internet e todas as informações sobre o programa.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...