terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Festa do Arremate da Folia de Reis Reisado Flor do Oriente o encontro da cultura popular.

A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente realizou no último sábado dia 23 de janeiro, a sua tradicional Festa do Arremate, no bairro da Vila Rosário em Duque de Caxias. A Festa do Arremate encerra o ciclo das giras realizadas pela folia ao longo de um período, até se iniciar uma nova jornada.
Esse foi meu terceiro ano que vou à festa, e vejo que a cada ano ela cresce com a participação dos moradores e visitantes. A rua Filinto Almeida, estava em festa com os moradores nas ruas, calçadas e nas varandas de suas casas aguardando a chegada das folias, vindas de diversos locais para o encontro na Flor do Oriente.

Uma coisa que me impressionou, foi o número de jovens que estavam participando da folia, principalmente da Flor Oriente, uma garantia de que a tradição tem as condições para ser mantida.
Em nossa sociedade contemporânea, as tradições , recebem influências de outras expressões culturais, foi muito interessante, ver que na rua, logo na entrada da sede da Flor Oriente, uma aparelhagem de som tocava funk, mas assim que chegava uma folia, era imediatamente interrompido para a recepção dos convidados, num ritual quase sacro, naquele ambiente de festivo.

A Festa do Arremate, é sem sombra de duvidas uma das mais fortes expressões da cultura popular de nossa cidade, e ouso dizer do país, traz em seu seio, um conjunto de simbolismos e significados, um deles que destaco é de  que, é perfeitamente possível construir pontes entre valores e modos de pensar de expressões culturais, que julgamos ser tão antagônicas, e que a cultura popular brasileira, é um caminho que abre um leque de possibilidades, para que possamos repensar que modelo de cultura nós queremos, que seja de fato a nossa cara.

Sai da festa com a alma lavada, e com o peso da responsabilidade de construir canais que possam contribuir para essa construção. Em março estaremos realizando uma reunião com os representantes dos reisados de Duque de Caxias, para o planejamento do Dia do Folião, e estamos encaminhando ao Conselho Municipal de Cultura, a formalização do processo do pedido de registro da Folia de Reis Reisado Flor do Oriente, como Patrimônio Cultural Imaterial de Duque de Caxias.









Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...