sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Escola Mate Com Angu, Folia de Reis Flor do Oriente, Roda Livre de Caxias e Ilê Ogum Anaeji Ni Oman, decretos de tombamento e registro

Elaborar e garantir políticas públicas é um desafio muito grande, vários fatores influenciam para que um objetivo comum seja alcançado, nem sempre  no tempo e na forma como gostaríamos. Durante um ano que estivemos a frente da gestão da cultura de Duque de Caxias, assumimos um desafio de colocar em prática o tombamento de bens materiais e o registro de bens imateriais da cidade, não foi tarefa fácil, mas alcançamos alguns avanços importantes. Com uma equipe reduzida, mas com competência e dedicação conseguimos dar cabo ao desafio, com a ajuda de vários agentes da sociedade civil, que contribuíram para a realização dos dossiês.

Hoje publico os decretos de tombamento e registro, já que não se encontram disponíveis  no site oficial onde deveria estar para todo o público, para que a população, estudantes e pesquisadores possam ter acesso a essa informação tão importante de nossa cultura. Os dossiês, bem como os decretos e os respectivos livros de tombo, provavelmente se encontram na sede da secretaria, sob o resguardo dos responsáveis por esse acervo e guarda do material.
Neste sábado será eleito o novo Conselho Municipal de Cultura da cidade, que dentre outras atribuições terá também  a de nortear a politica para o patrimônio histórico da cidade e definir, caso julgue procedente, realizar novos tombamentos e registros no âmbito municipal.



   
       Entrega dos certificados de Patrimônio Cultural de Duque de Caxias, no ano de 2016     



Atualmente a cidade de Duque  de Caxias conta com os seguintes bens tombados:

- Patrimônio Material 

Escola Municipal Drº Álvaro Alberto ( Escola Mate Com Angu)
Decreto Nº 6734/2016





Ilê Ogum Anaeji Igibele Ni Oman ( Asé Pantanal )
Decreto Nº 6735/2016



Patrimônio Imaterial

 Roda Livre de Caxias
Decreto Nº 6736/2016




Folia de Reis Flor do Oriente
Decreto Nº 6694/2016



Feira de Duque de Caxias
Lei Nº 2366/2010

http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=611

Os processos de tombamento realizados durante nossa gestão seguiram a Lei Nº 2300/2009,  e tiveram seus dossiês aprovados em reuniões do Conselho Municipal de Cultura. Desde o início foi apontada necessidades de serem realizadas algumas modificações na legislação vigente para que se adeque a novos paradigmas do conceito de patrimônio histórico, mas que de fato não foram realizadas até o momento.


Abaixo cópias dos respectivos livros de tombos com o registro dos bens culturais de Duque de Caxias.















Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...