quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Movimento Negro Protesta em Duque de Caxias

O movimento negro de Duque de Caxias, vai realizar um ato público nesta sexta-feira em frente estátua de Zumbi dos Palmares localizada no calçadão da José de Alvarenga. A iniciativa do movimento é protestar contra a intenção do Prefeito Zito de retirar o monumento do local dentro do projeto de revitalização do Centro da cidade para colocar um chafariz.
O ato começa as 17 horas.

 
Segue a carta do moveimento enviada ao Prefeito Zito.
 
Duque de Caxias, 07 de janeiro de 2010.

Ao Exmo. Prefeito Municipal de Duque de Caxias,
Sr. José Camilo Zito dos Santos Filho.

         A edição do dia 8 de dezembro de 2009 do Jornal Popular do Brasil, com circulação nos municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana, noticiou que há um projeto de se retirar a estátua de Zumbi dos Palmares para colocar um chafariz em seu lugar. Segundo a reportagem, um dos responsáveis pela execução do projeto é o engenheiro Gabriel Brito, e a gestora da obra é a engenheira Raquel Rojo.
         Todos nós que atuamos no Movimento Negro de Duque de Caxias sabemos a importância da representatividade simbólica do monumento, que retrata ninguém menos que o líder quilombola elevado à categoria de Herói Nacional pelo Senado Federal, através da Lei nº 227/95. Anteriormente, no local onde hoje se encontra a estátua, havia um busto de Zumbi, que ali foi colocado devido o reconhecimento do Poder Público às nossas lutas e à importância de Zumbi dos Palmares. Por este motivo, lamentamos que as instituições do Movimento Negro não tenham sido consultadas.
         Em 20 de novembro 1988 foi inaugurado o busto de Zumbi, e desde então, inclusive após a substituição do busto pela estátua, o monumento que homenageia o grande líder guerreiro recebe grupos e organizações do Movimento Negro, principalmente no mês de novembro. No Dia Nacional da Consciência Negra ocorre a lavagem do monumento, apresentações culturais e é celebrada uma Missa Enculturada Afro na Catedral de Santo Antônio, Diocese de Duque de Caxias.
         No decorrer desses 22 anos, as instituições do Movimento Negro do município conseguiram criar através da Lei nº 1.394, de 28 de abril de 1998, uma emenda ao Artigo 17 da Lei Orgânica Municipal, criando a Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas, a ser comemorada anualmente na semana que contiver o dia 20 de novembro, evento que hoje está incorporado ao Calendário Oficial do Município.
         Também foi aprovada junto ao Legislativo Municipal a Lei nº 1.975, de 16 de junho de 2006, criando o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias, órgão paritário de representantes da sociedade civil organizada e membros do Poder Público Municipal.
         Outra conquista foi a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos, órgão do Governo Municipal.
         Por estes e outros vários motivos, estamos propondo por meio desta uma reunião ou audiência junto ao Sr. Prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho, a ser realizada o quanto antes, no intuito de receber uma Comissão e tratar do assunto exposto pela reportagem supracitada, referente à remoção da estátua de Zumbi dos Palmares, a qual solicitamos que permaneça irradiando nossos munícipes de orgulho, através da auto-identificação com seu inefável legado.

Assinam esta Carta:
FUNDAÇÃO OLÍMPIA COSTA
ORDEM ESPÍRITA AFRO-BRASILEIRA
GRUPO AFRO CULTURAL E RECREATIVO IMALÊ IFÉ
MOVIMENTO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES
COLETIVO DE ENTIDADES NEGRAS

Fonte: http://helioventura.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...