quinta-feira, 15 de abril de 2010

Caxias no Festival de Cannes

O Diretor de cinema, membro do Cineclube Mate Com Angu, Cacau Amaral, participará do Festival de Cannes, o filme Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos, longa-metragem em episódios totalmente concebido e realizado por jovens moradores de favelas cariocas, foi selecionado para o Festival de Cannes, que se realiza entre os dias 12 e 23 de maio. Além de Cacau o filme é dirigido por Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra, o filme ganhará uma sessão especial na seleção oficial, fora de competição. Carlos Diegues, que produziu o filme ao lado de Renata Almeida Magalhães, estará no júri da competição de curtas-metragens e da Cinefondation, mostra também competitiva de curtas produzidos por escolas do mundo inteiro, cuja seleção ainda não foi anunciada.
Por enquanto, Cinco vezes favela é a única produção brasileira confirmada em Cannes, mas ainda não foram divulgados os títulos das duas seções paralelas: a Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica.

2 comentários:

João Carpalhau disse...

SALVE, SALVE CACAU AMARAL!!! DE CAXIAS PARA O MUNDO!!!

Anônimo disse...

Cacá Diegues vai exibir em Cannes seu '5XFavela, agora por nós mesmos'


RIO - O Brasil já tem um representante na 63ª edição do Festival de Cannes: o longa "5XFavela, agora por nós mesmos", produzido por Cacá Diegues, foi anunciado nesta quinta-feira como um dos integrantes da seleção oficial do Festival de Cannes deste ano, dentro da programação de sessões especiais. O diretor de "Bye bye Brasil" vai exibir o filme fora de competição, além de fazer parte do júri da competição de curtas-metragens e da Cinefondation, mostra também competitiva de curtas produzidos por escolas do mundo inteiro.

Cannes divulga lista de 16 filmes concorrentes à Palma de Ouro em 2010
"5XFavela, agora por nós mesmos" é um ensaio sobre o cotidiano das comunidades cariocas, dividido em cinco episódios dirigido por sete jovens da periferia do Rio: Manaíra Carneiro e Wagner Novais ("Fonte de renda"), Rodrigo Felha e Cacau Amaral ("Arroz com feijão"), Luciano Vidigal ("Concerto para violino"), Cadu Barcellos ("Deixa voar") e Luciana Vidigal ("Acende a luz"). Diegues é o produtor do projeto e um dos diretores do "Cinco vezes favela" original, de 1961.

- Esses meninos merecem esta chance em Cannes, e vamos levar todos para a Croisette. Todos os filmes feitos na Retomada sobre a periferia, incluindo o meu "Orfeu", eram obras de cineastas de classe média que olhavam a favela de fora. Foram produzidos olhares brilhantes, como "Cidade de Deus" e "Tropa de elite", dos quais eu gosto muito. Agora temos um ponto de vista diferente. Um ponto de vista de dentro, sem autopiedade ou autocomplacência. Com esperança - disse Cacá Diegues ao repórter do Segundo Caderno Rodrigo Fonseca.

Nesta quinta, também foram anunciados 16 dos 20 filmes que competirão à Palma de Ouro. Entre os concorrentes, estão os longas "Another year", do inglês Mike Leigh, "Biutiful", do mexicano Alejandro González Iñarritu, e "Outrage", do japonês Takeshi Kitano.

Completam a primeira lista de indicados os filmes "Copie conforme", de Abbas Kiarostami; "Des hommes et des dieux", de Xavier Beauvois; "Utomlyonnye solntsem 2", de Nikita Mikhalkov; "You. My joy", de Sergei Loznitsa; "Un homme qui crie", de Mahmat-Saleh Haorun; "Housemaid", de IM Sangsoo; "Poetry", de Lee Chang-Dong; "Fair Game", de Doug Liman; "Tournée", de Mathieu Amalric; "La nostra vita", de Daniele Luchetti; "La princesse de Montpensier", de Bertrand Tavernier; "Loong Boonemee Raleuk Chaat", de Apichatpong Weerasethakul; e "Hors la loi", de Rachid Bouchareb.

Na concorrida abertura do festival, será exibida a versão de Ridley Scott para "Robin Hood", estrelada por Russel Crowe. Fora de competição, um dos destaques será a exibição do novo filme de Woody Allen, "You will meet a tall dark stranger", que tem no elenco Naomi Watts, Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Josh Brolin e Freida Pinto. "Wall Street - Money never sleeps", do polêmico Oliver Stone, e "Tamara Drewe", de Stephen Frears, também ganharão sessões especiais.

O diretor americano Tim Burton preside o júri do festival este ano, que também é composto pelo ator Benicio Del Toro, a atriz inglesa Kate Beckinsale, o cineasta espanhol Victor Erice, a atriz italiana Giovanna Mezzogiorno, Alberto Barbera, diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano, o escritor e diretor francês Emmanuel Carrère e o diretor indiano Shekhar Kapur.

A 63ª edição do Festival de Cannes acontecerá entre 12 e 23 de maio.

Fonte:
O Globo on line
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/04/15/caca-diegues-vai-exibir-em-cannes-seu-5xfavela-agora-por-nos-mesmos-916347230.asp

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...