No dia 15 de maio pela primeira vez na história um caxiense estará participando do Festival de Cannes, trata-se do cineasta Cacau Amaral, que é um dos diretores do longa 5x Favela- agora por nós mesmos, projeto de Cacá Diegues que levou para a tela a visão de moradores de periferias do Rio de Janeiro para a nova versão do filme que fez história na decáda de 70. Cacau Amaral é membro do Cineclube Mate Com Angu, e tem no seu currículo a realização de vários curtas metragens, alguns premiados em festivais.
Nosso blog fez uma entrevista exclusiva com o cineasta onde ele fala um pouco de suas expectativas.
Nosso blog fez uma entrevista exclusiva com o cineasta onde ele fala um pouco de suas expectativas.
Blog -Qual a sensação de um caxiense participar pela primeira vez do Festival de Cannes.
Cacau -A cidade de Duque de Caxias produz cultura em diversas vertentes. Eu mesmo adotei o cinema como modo de vida a partir de outras manifestações que vi em minha cidade. Por isso estar em Cannes é que o resultado de uma longa caminhada, minha e de toda arte duquecaxiense, pois jamais conseguiria essa conquista se não fosse influenciado por todo o movimento da Baixada.
Blog- Qual a importância desse fato para o cenário da cultura da cidade
Cacau -O fato em si só muda em relação à questão do espaço, pois dessa forma amplificamos um pouco mais nossa área de atuação. Talvez daqui a um ano ninguém se lembre mais que estivemos em Cannes. A mudança de fato acontece dentro de nós e enquanto alguns políticos continuarem insistindo que a cultura é um assunto secundário, o esforço de levarmos nossos filmes para o resto do mundo refletirá pouco. Tomará que isso contribua para mudarmos a forma de ver a cultura na cidade.
Blog- Qual a sua expectativa para o lançamento do 5x Favela no cinema
Cacau-É a expectativa de ver o trabalho realizado. São vários anos desde os primeiros rabiscos do roteiro. No início pensávamos que seria muito fácil encontrar patrocínio para o filme, mas levamos uma rasteira do mercado que não quis apostar. Continuamos batalhando e logo a coisa começou a funcionar. Ver um trabalho tão complexo pronto é indescritível. Pelo tamanho da coisa, pois não somos apenas eu, os outros diretores e o Cacá; somos dezenas, centenas de pessoas envolvidas. Não quero tratar o 5x Favela, agora por nós mesmos como um marco, mas confesso que é difícil negar que esta exposição significa muito mais para o cinema contemporâneo do que um simples filme. Não é só cinema. Tem toda uma questão social e educacional envolvida. Estou muito feliz em fazer parte disso.
Blog- Algum projeto de longa seu está no forno
Cacau-Por enquanto ainda é segredo. Após o 5x Favela realizarei outro sonho que é dirigir um longa sozinho, mas por enquanto a idéia é se dedicar exclusivamente à carreira do 5x. Só cumprimos uma etapa da realização. Agora o filme precisa ser visto. Vamos para Cannes dar o ponta-pé inicial para voltarmos ao Brasil com força total para o lançamento nos cinemas.
Um comentário:
Valeu, André! Gol de placa a entrevista. Que venham outras.
Cacau Amaral não é só um grande cineasta, escritor e produtor musical - é um dos caras mais lúcidos que eu conheço nesse mundo de deslumbrados.
'té+
heraldo hb
Postar um comentário