terça-feira, 7 de junho de 2016

Conselho Municipal de Cultura de Duque de Caxias recebe hoje o dossiê para registro da Folia de Reis Flor do Oriente

O Conselho Municipal de Cultura de Duque de Caxias recebe hoje em sua reunião ordinária, o dossiê para registro como patrimônio imaterial municipal da Folia de Reis Flor do Oriente. O pedido de registro foi requerido em janeiro de 2016, por Leonor Santana de Moraes, e a pesquisa foi realizada pela historiada Gladis Figueira.
O Conselho Municipal de Cultura, tem agora, até trinta dias para emitir o parecer para o pedido. Caso seja aprovado a Folia de Reis Flor do Oriente, será o segundo bem cultural elevado a categoria de Patrimônio Cultural Municipal, o primeiro foi a Feira de Caxias, cujo o processo encontra-se, neste link:  http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2814&Itemid=546

A Folia de Reis Flor do Oriente é uma das mais antigas do país, foi fundada no ano de 1872 em Minas Gerais, hoje está estabelecida na Vila Rosário, em Duque de Caxias e resiste há cinco gerações.
O instrumento do registro como patrimônio imaterial, é uma forma de dar visibilidade para essa importante expressão de nossa cultura, valorizando seu caratér simbólico e sua importância para  a memória da cidade.

A reunião do conselho será realizada hoje dia 07 de junho, às 18h na Biblioteca Leonel de Moura Brizola.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...