segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Jovens de Duque de Caxias serão beneficiados por programa federal


O município de Duque de Caxias foi uma das 23 cidades contempladas pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria- Geral da Presidência da República, para participar do Programa Estação Juventude. O projeto destina-se a atender jovens entre 15 a 29 anos em cidades que tenham índices de violência contra a juventude.  Em um primeiro momento o governo federal destinará cerca de R$ 12 milhões entre financiamento e contrapartida de estados e municípios. Também serão formadas parcerias com universidades federais para o desenvolvimento de metodologia e projetos de capacitação do programa.
Segundo um dos integrantes do projeto escolhido para Duque de Caxias, Felipe Magalhães, a contrapartida da prefeitura já está empenhada e serão oferecidas oficinas de Dança de Rua, Capoeira, Hip Hop entre outras atividades. “Na verdade o projeto é resultado de um trabalho de integrantes da Juventude dos vários partidos que participaram da campanha de Alexandre Cardoso à prefeitura de Caxias. Tivemos a preocupação de elaborar um projeto que se adequasse a faixa etária que o programa atende, além de conciliar com a estrutura existente do município”, afirma.
O grupo formado por Guilherme Tomaz, Everton Chacal, Luís Moreira, Natália Barbosa, Silas Andrade, Fabrício Lacerda, Vinícius Veiga, Fabrício Lopes, Amanda Aguiar e Danielle Santana teve a preocupação de desenvolver projetos que atendessem as necessidades do jovem negro. “Embora o programa seja destinado a todos os jovens, dedicamos atenção especial ao jovem negro, pois eles são as maiores vítimas da violência”, revela. 
Para Felipe Magalhães o projeto poderá ajudar a modificar a vida de um grande número de jovens de Caxias. “Queremos que os jovens da cidade não sejam mais vítimas da violência e possam ter uma qualificação profissional. Termos conseguido incluir Duque de Caxias neste programa do governo federal foi importante por sua abrangência”, finaliza.

Atendimento
O programa Estação Juventude tem como objetivo promover a inclusão dos jovens às políticas públicas através de equipamentos públicos existentes, através de ações, orientação, encaminhamento e apoio, permitindo ao jovem buscar novas formas de formação.
Em uma primeira etapa o projeto funcionará em dois formatos. O primeiro formato utilizará 23 unidades complementares instaladas em equipamentos públicos municipais. No segundo formato serão oito unidades itinerantes que percorrerão diversas localidades ampliando a abrangência do programa, que terá ainda ações voltadas à juventude negra.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...