segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Folia de Reis de Duque de Caxias divulgam sua programação


Giros da Estrela do Oriente começam por Santa Cruz e Cantão.

Estrela do Oriente
Estrela do Oriente / Foto: Divulgação
Pela 37ª vez, desde que foi fundada por Gilson José Rodrigues e Dona Preta, a Folia de Reis Estrela do Oriente, festejando graças atendidas por D. Zenilda Gabriel, vai reproduzir, na noite de 24 para 25, simbolicamente o percurso indicado pela Estrela Guia do Natal aos Três Reis Magos com visitas a Santa Cruz da Serra e Cantão.
Em visita ao Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Dona Preta e Dona Zenilda solicitaram a divulgação do giro 2012/2013, que inclui um grande Encontro de Reisado em 5 e 6 de janeiro de 2013, no bairro da Aldeia, em Piabetá.
A diretora do DPHC/SMCT, professora Gladis Figueira, lembrou que os grupos de folias de reis tiveram grande apoio em Duque de Caxias graças aos esforços do jornalista Edgar de Souza, fundador da Federação de Reisado, porém foram perdendo prestígio com o seu falecimento. As folias de reis, originadas de antigos grupos de reiseiros portugueses, foram trazidas para o Brasil pelos jesuítas. Eles cantavam Reis de porta em porta, na época do Natal. Sua evolução foi de tal modo diversificada que dificilmente se encontram duas folias iguais.
Depois de visitar Santa Cruz e Cantão, a Folia de Reis Estrela do Oriente irá a Nova Campina e Imbariê, nos dias 29 e 30; no dia 31, voltaráa Santa Cruz da Serra, de onde seguirá para Canaã, terminando o giro em Jardim Primavera, nos dias 12 e 13, para regressar à sede, em São Judas Tadeu, em 19 e 20, reverenciando São Sebastião.
Fonte: Caxias Digital

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...