segunda-feira, 12 de maio de 2014

Folia de Reis Flor do Oriente e MOF recebem o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A Folia de Reis Flor do Oriente e o Meeting Off Favela ( MOF), receberam na última sexta-feira ( 09/05) o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Eles foram os escolhidos pelo juri como vencedores da Baixada Fluminense.
 Os dois tem em comum, além de serem da cidade de Duque de Caxias, de serem manifestações culturais realizadas de forma independente. O Reisado Flor do Oriente com cerca de 150 anos de tradição, mantém viva esse importante elemento de nossa cultura popular. Já o MOF representa a nova geração, o evento acontece a cerca de 10 anos na Vila Operária, e todos os anos, reúne centenas de grafiteiros do Brasil e da América Latina, para pintar os muros do moradores. O bairro se transforma numa das maiores galerias a céu aberto do mundo.

É um grande orgulho para a nossa cidade, ter o reconhecimento de nossas expressões culturais, desde a nossa tradição, até o modernismo do grafite, isso expressa a importância cultural da cidade de Duque de Caxias, e sua dimensão na construção do capital simbólico e artístico do Estado.

Os outros indicados da Baixada Fluminense foram: Baixada Animada (São João de Meriti), Gambiarra Profana (Belford Roxo), Cineclube Mate com Angu (Duque de Caxias), Grupo Código (Japeri), Encontrarte (Nova Iguaçu), Movimento Enraizados (Nova Iguaçu) e Queimados Encena (Queimados).

Foto: Site da Baixada. - http://noticias.sitedabaixada.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...