sábado, 31 de maio de 2014

Livro Últimos inéditos do poeta Cruz e Souza será lançado amanhã em Caxias

No dia 04 de junho em Duque de Caxias será lançado o livro com os Últimos inéditos: prosa e poesia de Cruz e Souza, na ocasião ocorrerá a palestra: “O ABOLICIONISMO, A LITERATURA AFROBRASILEIRO E OS AUTORES NEGROS DO SÉCULO 19”, com o professor Uelinton Farias Alves.


Últimos inéditos: prosa e poesia (2013, 288p.) reúne a produção esparsa em jornais e outras publicações do genial poeta negro catarinense Cruz e Sousa. O livro, organizado pelo escritor, jornalista e biógrafo Uelinton Farias Alves, considerado uma das maiores autoridades sobre a vida e a obra do poeta dos Broquéis, traz textos como poemas, crônicas e contos ainda não reunidos na obra definitiva do autor, considerado o pai do Simbolismo brasileiro.

A obra, fruto da parceria entre o selo Editorial ZUMBI DOS PALMARES e a NANDYALA Editora, reproduz os textos escritos pelo poeta entre 1881 e 1895, entre o Desterro, sua cidade natal, e o Rio de Janeiro, antes e depois da implantação da República. Os textos selecionados revelam um Cruz e Sousa irônico, galhofeiro e, muitas vezes, agressivo, mas, ao mesmo tempo, lírico e romântico. Nos textos jornalísticos, deparamo-nos com a veemência do abolicionista e político antimonárquico, defensor da Abolição da Escravatura, bem como da implantação do regime republicano brasileiro. Nos versos, a faceta é nova e caricata: o poeta não perdoa as figuras de proa da oligarquia imperial e, sem seguida, republicana. 


O livro traz texto introdutório, escrito pelo Coordenador da obra, Uelinton Farias Alves, e prefácio do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Praça do Pacificador - Duque de Caxias





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...