quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Boas Festas

Quem em 2016, sejamos mais tolerantes. Que sejamos capazes de contagiar o mundo com energias positivas. Que nossas diferenças não sejam motivos para criar muros e barreiras. 
Que a Paz seja um objetivo, o Compartilhar uma ação e o Amor universal nossa meta.


Reisado Flor do Oriente divulga seu calendário de atividades

A Folia de Reis Reizado Flor do Oriente, uma das mais antigas do Brasil, baseada na cidade de Duque de Caxias, divulgou o seu giro. Em janeiro a folia realiza a tradicional Festa do Arremate.

24 e 25 de dezembro- Santa Cruz da Serra, Santa Lúcia e Imbariê;

27 de dezembro - Monte Sião , São Bento e Vila Rosário

01,02  e 03 de janeiro-  Vila São José, Vista Alegre e Morro da Formiga;

05 de janeiro - Vila Rosário,  Vila São Jose  e Sarapui;

09 e 10 de janeiro- Piabeta e K11  em Nova Iguaçu;

16 e 17 de janeiro-  Miguel couto, Nova Iguaçu;  

19 e 20 de janeiro- Areia Branca, Jardim Redentor e Vila Rosário;

Festa do Arremate

Dia 23 de janeiro,   a partir das  21h.

Maiores informações    :
96762-5694  Nora ou  7853-2237  Rogério.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS ATRAVÉS DA FÉ” NA CASA BRASIL DE IMBARIÊ

Até 20 de janeiro a mostra Memória através da Fé pode ser visitada na Casa Brasil de Imbariê, em Duque de Caxias. A exposição resgata a história das comunidades através de fotos do acervo pessoal dos fiéis, com registros de obras de construção das igrejas das comunidades dos bairros de imbariê, Jardim Anhanga, Parque Estrela, Parada Morabi e de outras comunidades do terceiro distrito. A mostra é uma iniciativa das comunidades da Paróquia Santa Clara de Assis em parceria com a secretária municipal de Cultura e Turismo.


A seleção das fotos e a montagem da exposição ficaram a cargo dos funcionários da Casa Brasil Imbariê, e a abertura contou com a presença dos líderes religiosos como frei Evaristo, responsável pela Paróquia de Santa Clara de Assis, do subsecretário de Cultura e Turismo, Beto Gaspari e o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS), José Zumba, que compartilharam as histórias de suas comunidades através da fé, entre outros convidados.
A expossição pode ser visitada até 20 de janeiro na Casa Brasil de Imbariê
“Memórias através da fé” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa Brasil em Imbariê, na Avenida Coronel Sisson, Lote 16 e 17 Quadra 02 (próximo da agencia dos correios). A entrada é franca.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Eve Penha foi escolhida como melhor atriz do Festival de Teatro do Rio

A atriz caxiense Eve Penha foi eleita a melhor atriz do Festival de Teatro do Rio, atuando na peça "A Farsa do Amor Acabado", da Cia. de Arte Popular. É um grande orgulho ver o reconhecimento da atriz, num dos maiores festivais de teatro do país. A premiação vem coroar um ano especial da companhia que completou dez anos de atividade em 2014.
Parabéns à todos os envolvidos, nesse belo trabalho.





sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Hoje tem Égregora


AMAC realiza Mostra de Direitos Humanos e Igualdade Racial na Praça do Galo

A ASSOCIAÇÃO DE ATITUDE E COMPROMISSO SOCIAL (AMAC) tem a hora de convidar para a 1ª MOSTRA AMAC DE DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE RACIAL (Convite em anexo), que acontecerá no próximo dia 12/12/2015 de 9h às 20h, local: Praça do Galo no Parque Fluminense.
O evento contará com uma Feira de Artesanato, Oficinas de Artesanato, Recreação, Exposições, Mostra de Literatura, Apresentações Culturais e Institucionais. O Evento visa divulgar e estimular o empreendedorismo e a geração de renda através do ensino, confecção de peças artesanais e debater os Direitos Humanos e a Igualdade Racial. Desde já agradecemos e contamos com o apoio para juntos avançarmos nas políticas desde município.



Mama África será realizado na Feuduc

 De 14 a 16 de dezembro a Feuduc recebe o  evento: "MAMA AFRICA - RAÍZES PULSANTES NAS VEIAS BRASILEIRAS". O evento terá várias atividades, todas gratuitas.

DIA: 15/12 – RESPEITO E LIBERDADE RELIGIOSA

14:00 - Mostra de Filmes – Cinema Negro e na sequência Roda de Conversas

15:00 - Oficinas de Turbantes e Amarrados

18:00 - Mesa: Respeito e Liberdade Religiosa: Direitos dos Povos de Matrizes Africanas:

Convidadas: Iyá Edelzuita de Osagyan, Mãe Beata de Yemanjá e Iyá Mara de Yemanjá

20:00 - Apresentação do Grupo Bambas do Axé - Samba de Roda e Cânticos Sagrados




FEIRAS DE ARTESANATO DE DUQUE DE CAXIAS FUNCIONAM EM ESQUEMA ESPECIAL EM DEZEMBRO

As feiras de artesanato em Duque de Caxias se preparam grande demanda do mês de dezembro com um esquema especial de funcionamento. Com o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, as feiras da Vila São Luiz, Praça Roberto Silveira (Centro), Santa Cruz da Serra e Saracuruna ganharam dias extras. O horário de funcionamento é de 9h às 18h.
Confira o calendário:
- Vila São Luiz
 04, 11 e 18 de dezembro (sexta-feira) – dias normais
05, 12 e 19 (sábado) - feira do 13°
- Praça Roberto Silveira
16, 17, 23 e 30 (quarta e quinta-feira) – dias normais
14 e 21 (segunda-feira) – feira do 13°
*Feira de Economia Solidária – toda 1ª e 3ª sexta-feira do mês na Praça Roberto Silveira (nesse mês de dezembro, será realizada em todas as sextas-feiras)
- Santa Cruz da Serra
11 e 18 (sexta-feira) – dias normais
23 e 30 (quarta-feira) – feira do 13°
*Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra – todo 2º sábado do mês
 - Saracuruna
11 e 18 (sexta-feira) – dias normais
12, 19 e 26 (sábado) – 





TURMAS ADOLESCENTE E ADULTA SE FORMAM NO TEATRO ARMANDO MELLO

O teatro municipal Armando Mello realiza nos próximos dois fins de semana – 12, 13, 19 e 20 de dezembro – a formatura das turmas adolescente e adulta. Os alunos irão apresentar as peças “Alguma coisa está fora da ordem”, de criação e adaptação coletiva; e “Cinemassacre”, de Boris Vian. As apresentações acontecerão às 16h e 19h30. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que serão doados a uma instituição filantrópica.
A turma adolescente irá apresentar a peça “Alguma coisa está fora da ordem”, de criação e adaptação coletiva. O espetáculo é feito a partir de vários textos do teatro de absurdo escolhidos durante o curso. Eles são representados de forma não naturalista, fazendo sátiras e brincando com situações do cotidiano, novelas, músicas, etc.
O texto “Cinemassacre”, de Boris Vian, que será apresentado pela turma adulta, é um misto de absurdo com humor negro. Trata-se de uma produção para cinema acontecendo com cenário único em vários lugares. Situações que não são muito familiares como nas novelas e nas piadas de salão.
O teatro municipal Armando Mello fica na Rua Frei Fidelis, no Shopping Center Caxias, no Centro.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Goméia Galpão Criativo recebe o Rio Mapping Festival

Entre os dias 10 e 20 de dezembro, o Rio de Janeiro recebe a segunda edição do Rio Mapping Festival, considerado hoje o maior festival de luzes da América Latina, e oferece ao público a oportunidade de conhecer a tecnologia artística mais moderna e mais usada nas grandes capitais mundiais. A nova estrela da arte visual urbana é feita por meio de projeções em edifícios, construções e outras superfícies inusitadas ao longo da cidade. O Festival traz ainda performances de teatro e música, além de oficinas de Arte e Tecnologia nas escolas da rede pública, contemplando diversos pontos da cidade, em parceria com o projeto Ocupa Escola. 

E nesta sexta-feira dia 11, o Gomeia Galpão Criativo recebe o festival, em Duque de Caxias. Projeções, intervenções e festas tem seu lugar aqui na Baixada Fluminense.
A partir das 18 horas com uma super programação.
Entrada franca.

O Goméia Galpão Criativo, fica na Rua Dr. Lauro Neiva, 32, no Centro de Duque de Caxias, próximo ao Hospital Infantil.



Duque de Caxias lidera ranking nacional da transparência

Duque de Caxias tirou nota máxima no ranking nacional da transparência do Ministério Público, ficando em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, ao lado das cidades de : Niterói, Nova Iguaçu e Macaé. De todos os município brasileiros que foram avaliados, apenas as quatro cidades do Rio de Janeiro e outros três do Rio Grande do Sul, obtiveram nota máxima.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo MPF, no Dia Internacional de Combate a Corrupção. 
A cidade de Duque de Caxias, desde a posse do prefeito Alexandre Cardoso, vem implementando práticas de gestão, que visam melhorar a qualidade do serviço público e a transparência nas ações da prefeitura.



Conselho Municipal de Cultura se reúne em Duque de Caxias


Ontem participei como secretário, juntamente com o subsecretário Beto Gaspari, representantes do governo e da sociedade civil, da primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura de Duque de Caxias, aprovamos algumas importantes deliberações e indicativos, que serão disponibilizadas para todos, em breve. Mas quero adiantar algumas questões essenciais que darão o norte de nossa ação na secretaria. Primeiro que daremos transparência e visibilidade para as questões aprovadas pelo conselho, as atas assim que aprovadas serão encaminhadas para a publicação no D.O. do município. Instituímos um grupo de trabalho para avaliar, e se for necessário, encaminhar as mudanças na lei do criou o conselho. Também ficou o indicativo para a realização de uma conferência extraordinária, a ser realizada em abril de 2016.


O objetivo principal é de de priorizar a implementação do fundo municipal de cultura, para que tenhamos editais públicos para o fomento à cultura em nossa cidade. 


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Museu Vivo do São Bento comemora dez anos

Uma das experiência mais exitosas da cultura de Duque de Caxias, comemora dez anos de atividade. O Museu Vivo do São Bento, um dos pioneiros em museu de percurso no país. Para quem ainda não conhece, vale a pena visitar esse espaço, que é um dos mais importantes no resgate da memória de nossa cidade e da Baixada Fluminense.


Programação

03 de dezembro (quinta-feira) a partir das 14h

‘‘Uma Quinta no Museu – Um encontro com jovens e mulheres do São Bento’’
04 de dezembro (sexta-feira) a partir das 15h

Cineclube com o fIlme‘‘Dona Cristina perdeu a memória’’
Abertura da exposição ‘‘Lentes da Memória – Olhares fotográfIcos de Filipo Tardim’’
Sarau
05 de dezembro (Sábado) a partir das 10h

Cerimônia comemorativa dos 10 anos do CRPH e do Museu Vivo do São Bento


Local: Museu Vivo do São Bento – Rua Benjamin da Rocha Júnior, s/nº, São Bento, Duque de Caxias-RJ

Mais informações através do telefone (21) 2653-7681 ou do nosso Fale Conosco.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Casa Brasil de Imbariê tem espetáculo teatral nesse final de semana


Os alunos do curso de teatro da Casa Brasil de Imbariê, apresentam nesse final de semana a peça " A última trincheira da microbésia". O espetáculo gratuito terá apresentações nos dias 04 e 05 de dezembro. O curso que tem a frente o ator e diretor Leandro Fortunato.



Capa Comics lança a revista Detrito amanhã em Duque de Caxias


Nessa sexta (04/12) será lançado no nº 01 da revista "Detrito: Do Caos a lama", assinam a revista os Quadrinistas Alex Genaro, Cristiano Ludgerio e João Carpalhau que define: "Uma criatura que prova que a vida vale a pena por pior que ela seja", parte da legião de hérois baixadianos da CAPA Comics "Detrito" agora ganha uma revista solo e um curta que tem como voz do Detrito Ricardo Juarez, e conta ainda com os dubladores Beto Gomes e Wirley Contaifer (que entre outras vozes faz o Michaelangelo das Tartarugas Ninja), que farão um bate-papo com o público. O lançamento será na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, Venha conhecer a história da queda do Homem que deu origem ao Monstro. A programação começa a partir das 19hs. Maiores informações em site www.capacomics.com


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia Nacional do Samba será comemorado amanhã em Duque de Caxias

No dia 02 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba, e em Duque de Caxias teremos uma roda de samba de alto nível. A apresentação fica a cargo de Wantuir da Portela, Samba das Cabeleiras e Afoxé Raiz de Verdade.
O evento gratuito, começa às 17h, embaixo da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Caxias Shopping recebe a exposição Mangueirinha em um Click

Exposição mostra ângulos diferentes da “Mangueirinha” no Caxias Shopping de 1 a 20 de dezembro

Entre os dias 1 e 20 de dezembro o Caxias Shopping recebe a “Exposição Mangueirinha em um Click”. A mostra reúne as 24 imagens que melhor representam as paisagens e o cotidiano da comunidade da Mangueirinha, localizada em Duque de Caxias. Os cliques foram feitos por fotógrafos amadores, iniciantes e profissionais durante a “1ª Maratona Fotográfica da Mangueirinha”, realizada em outubro pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, com apoio da Unigranrio.

Quem visitar a mostra vai conhecer ângulos diferentes da região de acordo com o olhar de cada participante. Entre os fotógrafos que terão suas fotos expostas estão Anderson Costa, André Silva, Carlos Arthus dos Santos, Josy de Freitas, Luana Luara Alves, Luiz Felipe, Marco Ferreira, Mariana Santos, Rafael Barreto, Rômulo Gomes e Vitor Senra. As fotos foram eleitas por uma comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais, professores de fotografia da Unigranrio e artistas plásticos da cidade. O objetivo do evento é promover a cultura e a inclusão, valorizando a região. O evento é gratuito. Vale conferir.

SERVIÇO: A “Exposição Mangueirinha em um Clik” é gratuita e pode ser visitada de 1 a 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h no, 1º piso do Caxias Shopping. Rodovia Washington Luiz, 2895 - Duque de Caxias – RJ - Telefone: 2784-2000.


UPP da Mangueirinha realiza workshop com Arthur Maia

A UPP da Mangueirinha realiza hoje uma ação beneficente, com o músico Arthur Maia e outras participações especiais. O ingresso é 1kg de alimento não perecível e o workshop começas às 15h.



Elvis Marlon se apresenta nesta segunda no Sesi Caxias


Elvis Marlon é um jovem talento Pernambucano que cresceu em Caxias, cidade que é conhecida como berço de compositores e Sambistas.
Dono de uma interpretação singular, Elvis tem o talento para transformar suas músicas em clássicos do samba. O jovem compositor bebe na fonte e se lança na história do Samba buscando tradição para sua inspiração. Manso no cantar, mas arrojado nas parcerias, Elvis, já produziu em companhia do sambista e compositor Íca, o samba "Mulher do Mundo", uma espécie de clássico contemporâneo do samba com tradição.

No próximo dia 30 de novembro às 20h, Elvis apresenta o show SambAndarilho no teatro do Sesi- Caxias com participação de Luisão e direção musical de Ronaldo Justo. O endereço é rua Arthur Neiva, 100 – Duque de Caxias. O ingresso custa 10 reais na bilheteria do espaço.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Lei do Artista de Rua, banda Beach Combers toca hoje em Duque de Caxias

Hoje teremos a primeira intervenção da Lei do Artista de Rua de Duque de Caxias, que foi sancionada pelo Prefeito Alexandre Cardoso. A banda a se apresentar é o Beach Combers e ainda,  com o Igor Freitas Lima e Anti Projeto.
A apresentação será as 17h na Praça do Pacificador.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Maior evento de graffiti voluntário do mundo, o MOF acontece nesse final de semana em Caxias

A cidade de Duque de Caxias, já está recebendo os artistas que estão chegando para o Meeting of Favela, mais conhecido como MOF, que acontece na Vila Operária. O evento que começou em 2006 reúne todos os anos milhares de grafiteiros, de todos o país e do mundo, que veem voluntariamente colorir os muros da comunidade.
Nesse ano novas ações foram incluídas no evento, como MOF Experience em Saracuruna, que vai grafitar os muros do CIEP 228 - Darcy Vargas. O Pré-MOF será realizado na própria Vila Operária, num local que nunca foi grafitado pelo evento. No sábado ainda teremos um baile do MOF na quadra do Cruzeiro e no domingo a agitação fica em torno da Praça Paulo Biar, que terá inclusive um show de rock pela primeira vez, além das várias intervenções de rap, break, graffiti relacionados com  a cultura urbana.
O MOF será realizado no domingo dia 29 de novembro, e só chegar e colar nesse evento que faz parte do Mapa da Cultura do Estado do Rio de Janeiro.





Segunda Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa de Duque de Caxias

Acontece neste domingo no bairro de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, a II Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa de Duque de Caxias. A concentração está marcada para as 15h, na Avenida Automóvel Clube.


Seminário – História, memória, cultura e direitos de religiões de matrizes africanas em Duque de Caxias

CEAP e Secretaria de Direitos Humanos de Duque de Caxias, realizam Seminário História, Memória, Cultura e Direitos das  Religiões de Matrizes Africanas.
Dias: 27 e 28 de novembro
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, realiza grande encontro para finalização do Curso Candomblé, História, Memória e Sustentabilidade, de capacitação em elaboração de projetos sociais, destinado a membros de religiões de matrizes africanas, com apoio da Seppir.
 Acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá, de Duque de Caxias. Com direito a stands de produtos produzidos pelos terreiros, barracas de alimentos, na Praça do Ajeun Sagrado. Além de exposição de ações sociais e projetos desenvolvidos pelos terreiros e apresentações de grupos culturais afro descendentes ou de religiões de matrizes africanas.
Programação – Dia 27 de novembro
Apresentação dos objetivos e programação do seminário, com Tania Jandira, do Ceap – das 18h15 às 18h25.
Apresentação Cultural, com Toques de Nações, pelos Ogãs Eduardo Vianna, Sergio Gonçalves de Lima, Agnaldo, Valter Macumba e  Asógùn Marcio Nascimento, das 18h25hs às 18h40.
Mesa com o tema: Legados históricos e a memória da cultura das religiões de matrizes africanas; com os palestrantes: Pai Junior de Omolu (Asè Bangbosè), Rodrigo Pereira (PPGArq/LHER) e Mama Ladejí( Asé Goméia); tendo como mediadora Tania Jandira (Ceap), das 18h40  às 20h40.
Apresentação cultural  do Afoxé Farymará  do Ylê Omon Oyá Legy, das 20h40 min. às 21hs.
Destaque para o Mercado dos ilês, sands com produtos e comidas sagradas, das 16hs às 21hs.
Programação – Dia 28 de novembro
Café da manhã e boas vindas, com Pai Yango de Obaluaiê (Ceap), das 10hs às 10h25min.
Mesa Redonda, com o tema: Patrimônio Imaterial e políticas públicas: perspectivas de sustentabilidade para instituições religiosas de matriz africana e afro-brasileira; com os palestrantes: Dra. Nilma Lino Gomes (Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos),  Dra.Cida Abreu ( Fundação Cultural Palmares), Dra. Jurema Machado (Presidente do IPHAN), Dr. Juca Ferreira ( Ministério da Cultura), Dra. Maria Ribeiro (superintendente de Igualdade Racial, RJ); tendo como mediador: Semog (Ceap), das 10h30 às 12h30 hs.
Entrega dos certificados de conclusão do curso, das 12h30 às 13h30. Na sequência, apresentação de ações sociais/culturais e projetos de Terreiros e Desfile de trajes rituais e étnicos.
Mesa Redonda, com o tema: Ifá, cultura da Nigéria – Candomblé Keto-Brasil; com os palestrantes: Babalaô Jokotoye Bankole e o Babalalô Ivanir dos Santos; tendo como mediador Pai Yango de Obalauaiê (Ceap), das 14h30 às 16hs.
Apresentação  do Bloco de Afoxé Ilê Ala Casa de Oxalá e Oxum, das 16h às 16h30 hs. Logo em seguida, das 16h30 ás 18hs – Mesa Redonda, com o tema: Respeito às Religiões de Matrizes Africanas. Questão em debate. Com os palestrantes: Babalaô Ivanir dos Santos e a Yalorixá Maria de Xangô (Asé Pantanal), com mediadora Tania Jandira (Ceap)
Fechando o Evento o Grupo Afro Lemi Ayô  ás 18hs.
O Mercado dos ilês, funcionará das 10h às 18h30,  com stands com produtos e comidas sagradas, vale conferir.
Dias: 27 de novembro, das 18h ás 21h30 e dia 28 das 10h às 18h30
Universidade Estácio de Sá – Auditório
Rua Major Correia de Melo, 86 – Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Entrada Franca



Grupo Luar de Dança realiza mostra no Teatro Raul Cortez

O Grupo Luar de Dança realiza nos dias 28 e 29 de novembro, a Mostra Luar de Dança, em comemoração aos 25 anos do grupo.
No sábado o inicio será as 16h e no domingo, a partir das 19h. A entrada custa R$ 10,00 e o Teatro Municipal Raul Cortez, fica na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias.



terça-feira, 24 de novembro de 2015

Começa amanhã a segunda edição do Festival Curta Viva Caxias , veja a lista dos filmes selecionados

Encerrado o período de inscrição para a segunda edição do Festival Curta Viva Caxias, que esse ano teve como tema “Saúde”, a secretaria municipal de Cultura e Turismo preparou a programação para exibição nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 18 horas, no Museu Ciência e Vida. Dos 33 filmes inscritos, 15 foram selecionados, sendo oito produções da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti). O vencedor será conhecido no dia 27 de novembro e levará para casa o Troféu Chico Santo – homenagem ao ex-motorista de Tenório Cavalcanti e roteirista do filme “Amuleto de Ogum” (1974), de Nelson Pereira dos Santos. Além disso, também serão pagos R$ 30 mil em premiação (primeiro lugar – R$ 14 mil; segundo – R$ 10 mil; terceiro – R$ 6 mil).
O júri especializado em cinema é formado pelo cineasta cubano e membro da União de Escritores e Artista Cubanos (UNEAC) desde 1978, Antônio Molina; o presidente do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC), Luiz Antônio Gerace; e o historiador e documentarista Rodrigo Dutra.

Curta Viva Caxias

Destinado à exibição e premiação de obras audiovisuais de curta-metragem, finalizadas em suportes digitais, com duração máxima de 28 minutos, o festival é uma realização da secretaria municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Museu Ciência e Vida e com a Coordenadoria da Juventude de Duque de Caxias. O regulamento está disponível no portal http://www.festivalcurtavivacaxias.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2652-5631 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e 2672-5656 Ramal 215 (Coordenadoria da Juventude).

PROGRAMAÇÃO

Dia 25 de Novembro (Duração: Aprox. 95 minutos):
Saúde Doente, direção- Paulo China / Documentário / 3 minutos / 2015 / Belford Roxo - RJ.
Lugar de Parir, direção- Mazé Mixo e Priscila Bispo / Documentário / 28 minutos / 2015 / Nova Iguaçu - RJ.
Alerta, direção- Felipe Veloso / Ficção / 7 minutos / 2015 / Rio de Janeiro - RJ.
Eu, Franklin, direção- Higor Cerqueira / Ficção / 12 minutos / 2015 / Duque de Caxias - RJ.
A Bordo, direção- Davi Mello / Ficção / 22 minutos / 2015 / São Paulo - SP.
- Glória, direção- Patricia Maqueda / Documentário / 6 minutos / 2015 / Duque de Caxias - RJ.
Vegetal, direção- Thor Weglinski e Fabiano Soares / Ficção / 14 minutos / 2015 / Rio de Janeiro - RJ.
 Dia 26 de Novembro (Duração: Aprox. 91 minutos):
Arte na (Lou) Cura, direção- Tarcila Viana, Raphael Peixoto e Henrique Faerman / Documentário / 11 minutos / 2014 / Rio de Janeiro - RJ.
Camelô da Saúde, direção- Rebecca Joviano / Documentário / 6 minutos  / 2015 / Belford Roxo - RJ.
A Árvore e o Beijo, direção- Cristiano Requião / Ficção / 10 minutos / 2015 / Rio de Janeiro - RJ.
Noites Sem Lua, direção-  Vitor Gracciano e Ricardo Rodrigues / Ficção / 5 minutos / 2015 / São João de Meriti -RJ.
Carta da Esperança, direção-  João Inácio / Ficção / 20 minutos / 2014 / Brasília - DF.
A Fábrica da Desordem, direção-  Marcelo Lima e Guilherme Zani / Documentário / 9 minutos / 2015 / São João de Meriti - RJ.
- Oculto, direção-  Augusto Wertz / Ficção / 14 minutos / 2015 / Duque de Caxias - RJ.
Sexo, Birita e Bolero, direção-  Reynaldo Barreto Lisboa / Ficção / 13 minutos / 2014 / Rio das Ostras - RJ.

Serviço:
 Atividade: Festival Curta Caxias Viva
Local:  Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias - RJ)
Data: De 25 a 27 de novembro de 2015
Horários: 18:00h (dias 25 e 26) e 17:30h (dia 27)
Entrada é gratuita.





SESI Caxias realiza Expo Afro

O SESI Caxias realiza amanhã a Expo Afro, com a realização de várias atividades. O evento com entrada franca, começa as 15h.



Lira de Ouro realiza Bate Papo Cultural com MC Marechal e o projeto Afrografiteiras

A Lira de Ouro realiza essa semana mais uma edição do Bate Papo Cultural. O evento tem por objetivo de realizar uma troca de informações entre artistas, ações culturais e fomentadores da arte, sempre promovendo um intercâmbio entre regiões e pontos do Brasil.
 Nesta edição, terá a presença do MC Marechal, que falará um pouco sobre o Projeto Livrar e a Batalha do Conhecimento. Terá  também a participação de Lu Brasil e Viviane Laprovita, duas integrantes do projeto Afrografiteiras, desenvolvido pela rede Nami.
 Os djs Juan e Jailson discotecarão durante o evento, que terá uma batalha temática com as mcs Aika, Jc, Lisa Bueno, Luísa e mais quatro mcs, pocket show com Mc Marechal e uma batalha de mcs definida pelo público.
O evento gratuito começa às 19h.



Amanhã é dia do Angu de Ouro

O Cineclube Mate Com Angu realiza amanhã na Lira de Ouro, a sessão Angu de Ouro, onde serão escolhidos os melhores filmes do ano que foram exibidos durante as sessões do cineclube no ano de 2015.
Essa é a última sessão do ano, e depois da premiação vai rolar o lançamento do álbum "The Cosmic Race", de João Xavi, que veio diretamente da Alemanha e faz um pouso em Duque de Caxias e também show com a banda Trombetas Cósmicas do Jardim Elétrico.
A sessão começa às 20:40h  e a entrada é franca.




segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mostra de Artes Visuais da Unigranrio será aberta amanhã em Caxias

O Museu Ciência e Vida recebe a partir de amanhã dia 24 de novembro, a Mostra de Artes Visuais da Unigranrio.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 18 de dezembro e será composta de pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e assemblages.
A abertura será as 15:30h e a curadoria é do curso de Artes Visuais da Unigranrio.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Inscrições para o Festival de Curta Viva Caxias encerram no dia 20 de novembro

Ainda dá tempo de inscrever sua produção para o festival que acontece em Duque de Caxias, e vai pagar R$ 30 mil reais para as melhores produções. Podem se inscrever filmes de todo o país, produzidos em qualquer formato digital.

Terminam nesta sexta-feira dia 20 de novembro, as inscrições para a 2ª edição do Festival de Curtas Viva Caxias. O festival tem premiação de R$ 30 mil reais em dinheiro e o tema deste edição é saúde. Para maiores informações e conferir o regulamento, é só acessar o site: www.festivalcurtavivacaxias.com.br
Produções de todo o Brasil podem concorrer. A mostra competitiva e a premiação serão realizadas nos dias: 25, 26 e 27 de novembro no Museu Ciência e Vida.




Pré Parada do Orgulho LGBT acontece hoje na Grande Rio

Hoje acontece na quadra da Grande Rio, a décima edição da Pré Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias. A tradicional parada está marcada para o próximo domingo na Av. Brigadeiro Lima e Silva.



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Museu Vivo do São Bento presta homenagem ao centenário de Mãe Regina de Bamboxê

No dia 20 de novembro de 2015, o Museu Vivo do São Bento realizará atividades em comemoração ao centenário de Mãe Regina de Bamboxê (1914-2014).

Programação

10h – Boas vindas (Marlúcia Santos de Souza)
Mesa ‘‘Centenário de Regina de Bangbosé: trajetória de vida e devoção religiosa’’ – Regina Damazia Pereira Maia (Iya Lina de Oxumare), Erelu Lola Ayorinde e Cristina Marcelina Gomes. (Mediador: Nielson Rosa Bezerra)
12h – Almoço: Feijoada (R$ 25,00)
14h – Apresentações culturais


Local: Museu Vivo do São Bento – Rua Benjamin da Rocha Júnior, s/nº, São Bento, Duque de Caxias-RJ

Mais informações através do telefone (21) 2653-7681


Coral de Cânticos Sagrados - Iyún Asé Orin se apresenta em Caxias

O Sesc Caxias está com uma série de atividades na Semana da Consciência Negra, entre palestras, exposições e shows. O melhor tudo de graça.

Programação:

Exposição 30 Anos De Ojuobá Axé – Uma História De Resistência
6 a 30/11 - Trajetória de 30 anos do grupo afro cultural Ojuobá Axé, por meio de instalações artísticas e audiovisuais inéditas, produzidas especialmente para esta exposição, junto ao acervo pessoal dos integrantes e ao da instituição. Abertura, dia 6/11, às 15h. 2a a sábado, 8h às 17h. Grátis. Livre.

Mostra de Culinária Africana
A importância histórica dos alimentos trazidos pelo povo africano para o Brasil e sua influência na nossa alimentação. A história por trás desses alimentos e seus benefícios nutricionais. Grátis. Livre.
20/11 - 14h às 18h.

Iyún Asé Orin - Coral de Cânticos Sagrados
20/11 - Apresentação de uma das manifestações mais significativas e fascinantes da cultura negra no Brasil: os Cânticos Sagrados Africanos. Cânticos milenares que já atingiram sua essência, conjugando simplicidade e beleza, harmonizados seguindo tradições orais africanas e mantendo suas melodias e letras originais em yorubá. 18h às 19h. Grátis. Livre.

Quando o Jongo encontra o Samba
21/11 - Entremeado por falas sobre a história da cultura negra, abordando a influencia africana na música brasileira, a apresentação promove o encontro cultural dos ritmos e costumes ancestrais do Samba tais como: o semba, o lundu, o maxixe e o jongo, todos ritmos de ascendência africana que traduzem a história de vida de um povo. 13h30 às 17h. Grátis. Livre.

Sesc Duque de Caxias
 Rua General Argolo, 47, Jardim 25 de Agosto. 
Tel.: 3659-8412



Prêmio Diamante Negro será entregue amanhã em Duque de Caxias

Dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra em Duque de Caxias, o Ojuobá Axé, que está comemorando 30 anos de atividade, entrega amanhã no Teatro Municipal Raul Cortez, o Prêmio Diamante Negro.
O prêmio será concedido a várias personalidades que se destacam em diferentes áreas de atuação. O evento começa  às 18 horas no Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias. 



SESC Caxias realiza o seminário : Que rei é esse que veio da Goméia?

O seminário  é aberto à participação de pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados nas questões afro-brasileiras. O evento pretende promover reflexões que possibilitem aprofundar o conhecimento sobre João Alves de Torres Filho, o famoso babalorixá Joãozinho da Goméia, que escolheu Duque de Caxias para viver.
O sacerdote do Candomblé de Angola nasceu na cidade de Inhambupe, na Bahia, em 1914 e mudou-se, em 1946, para Duque de Caxias. A sua atuação religiosa é observada como contribuição de grande relevância para a consolidação do Candomblé como uma religião de abrangência nacional.
Desse modo, por meio do Seminário o Sesc oferece um espaço de socialização do conhecimento e de diálogo para construir pontes entre o passado, o presente e o futuro, romper barreiras de intolerância, estereótipos e criar perspectivas para uma sociedade mais justa e fraterna.
  
Programação

17/11

Credenciamento a partir das 11h.

Oficinas
11h às 15h – Demonstração de culinária afrobrasileira; cuidados para a pele negra e oficinas de turbantes, trança afro e bijuterias afro.

Palestras
13h30 – Abertura e performance artística de dançarino do grupo Ojuobá Axé.

14h às 15h30 – A TRAJETÓRIA DE JOÃOZINHO DA GOMÉIA E OS PRECONCEITOS ENFRENTADOS.

Palestrante: Elizabeth Castelano Gama – Doutoranda e Mestre em História pela UFF - Universidade Federal Fluminense, do estado do Rio de Janeiro. Autora do livro “Mulato, homossexual e macumbeiro. Que rei é este? Trajetória de João da Goméia (1914-1971)”.

Coffee break

Mostras/Apresentações

16h - Mitologia afro-brasileira – a tradição da sustentabilidade - Apresentação interativa sobre a história da África, a relação com a natureza e conceito de  sustentabilidade.


18/11

Credenciamento a partir das 11h.

Oficinas
11h às 15h: Jogos cooperativos de origem africana; oficinas de turbantes, trança afro e bijuterias afro; saúde e saberes afrodescendentes: o poder das ervas populares; demonstração de culinária afro-brasileira e cuidados para a pele negra.

Palestras
13h40 às 15h – RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E RELIGIÕES AFRODESCENDENTES

Palestrante: Marcio Luiz Correa de Mello - Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz; tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil.

Coffee break

15h30 às 16h50 – JOÃOZINHO DA GOMÉIA: CANDOMBLÉ, CULTURA E OS USOS DAS MÍDIAS.
Sua contribuição para reconhecimento do candomblé como religião com o uso estratégico da mídia.

Palestrante: Ricardo Oliveira de Freitas – Doutor em Comunicação e Cultura UFRJ – Universidade federal do Rio de Janeiro; Professor titular UNEB - Universidade do Estado da Bahia.


19/11

Credenciamento a partir das 11h.

Oficinas
11h às 15h – Capoeira; saúde e saberes afrodescendentes: O poder das ervas  populares; demonstração de culinária afro-brasileira; cuidados para a pele negra; e oficinas de turbantes, trança afro e bijuterias afro.

Mesa redonda

13h40 às 16h20 - JOÃOZINHO DA GOMÉIA: MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E A ARQUEOLOGIA DOS TERREIROS.
A preservação do seu legado, enquanto patrimônio histórico cultural do estado do Rio
de Janeiro e do município de Duque de Caxias.

Convidados:

Sandra Reis dos Santos (Seci Caxi Axé Gomeia) - filha de santo de João da Goméia, que seria a herdeira natural do terreiro de João em Duque de Caxias. Contudo, devido a questões judicial e religiosa e o terreiro acabou abandonado.

Maria Lopes (Mãe Maria de Xangô) - Matriarca da nação EfonOloroke, dirigente da casa Ile Ogum AnawejiigbeNiOman fundada em 1° de maio de 1951, no município de Duque de Caxias, passou a dirigi-la em 1983.

Luciane Barbosa - Chefe do setor de Patrimônio Cultural Imaterial, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural INEPAC /SEC.

Rodrigo Pereira - Arqueólogo e Antropólogo, Doutorando em Arqueologia - Museu Nacional da Quinta da Boa Vista/UFRJ; coordenador da equipe que está realizando a pesquisa arqueologica no Terreiro de Joãozinho da Goméia, localizado em Duque de Caxias.

Mediador Nielson Rosa Bezerra, Diretor de Pesquisa do Museu Vivo do São Bento; Diretor Acadêmico da Feuduc; Professor Adjunto FEBF/UERJ.

Coffee break

Mostras/Apresentações

16h30 – Apresentação de Capoeira e Maculelê - expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil, principalmente, por descendentes de escravos africanos.

Que rei é esse que veio da Goméia?
17 a 19/11, 11h às 17h.
Grátis. Livre.

Unidade Duque de Caxias
R. General Argolo, 47
Jardim 25 de agosto – Duque de Caxias
Tel: 3659 8412



Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...