quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Seminário – História, memória, cultura e direitos de religiões de matrizes africanas em Duque de Caxias

CEAP e Secretaria de Direitos Humanos de Duque de Caxias, realizam Seminário História, Memória, Cultura e Direitos das  Religiões de Matrizes Africanas.
Dias: 27 e 28 de novembro
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, realiza grande encontro para finalização do Curso Candomblé, História, Memória e Sustentabilidade, de capacitação em elaboração de projetos sociais, destinado a membros de religiões de matrizes africanas, com apoio da Seppir.
 Acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá, de Duque de Caxias. Com direito a stands de produtos produzidos pelos terreiros, barracas de alimentos, na Praça do Ajeun Sagrado. Além de exposição de ações sociais e projetos desenvolvidos pelos terreiros e apresentações de grupos culturais afro descendentes ou de religiões de matrizes africanas.
Programação – Dia 27 de novembro
Apresentação dos objetivos e programação do seminário, com Tania Jandira, do Ceap – das 18h15 às 18h25.
Apresentação Cultural, com Toques de Nações, pelos Ogãs Eduardo Vianna, Sergio Gonçalves de Lima, Agnaldo, Valter Macumba e  Asógùn Marcio Nascimento, das 18h25hs às 18h40.
Mesa com o tema: Legados históricos e a memória da cultura das religiões de matrizes africanas; com os palestrantes: Pai Junior de Omolu (Asè Bangbosè), Rodrigo Pereira (PPGArq/LHER) e Mama Ladejí( Asé Goméia); tendo como mediadora Tania Jandira (Ceap), das 18h40  às 20h40.
Apresentação cultural  do Afoxé Farymará  do Ylê Omon Oyá Legy, das 20h40 min. às 21hs.
Destaque para o Mercado dos ilês, sands com produtos e comidas sagradas, das 16hs às 21hs.
Programação – Dia 28 de novembro
Café da manhã e boas vindas, com Pai Yango de Obaluaiê (Ceap), das 10hs às 10h25min.
Mesa Redonda, com o tema: Patrimônio Imaterial e políticas públicas: perspectivas de sustentabilidade para instituições religiosas de matriz africana e afro-brasileira; com os palestrantes: Dra. Nilma Lino Gomes (Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos),  Dra.Cida Abreu ( Fundação Cultural Palmares), Dra. Jurema Machado (Presidente do IPHAN), Dr. Juca Ferreira ( Ministério da Cultura), Dra. Maria Ribeiro (superintendente de Igualdade Racial, RJ); tendo como mediador: Semog (Ceap), das 10h30 às 12h30 hs.
Entrega dos certificados de conclusão do curso, das 12h30 às 13h30. Na sequência, apresentação de ações sociais/culturais e projetos de Terreiros e Desfile de trajes rituais e étnicos.
Mesa Redonda, com o tema: Ifá, cultura da Nigéria – Candomblé Keto-Brasil; com os palestrantes: Babalaô Jokotoye Bankole e o Babalalô Ivanir dos Santos; tendo como mediador Pai Yango de Obalauaiê (Ceap), das 14h30 às 16hs.
Apresentação  do Bloco de Afoxé Ilê Ala Casa de Oxalá e Oxum, das 16h às 16h30 hs. Logo em seguida, das 16h30 ás 18hs – Mesa Redonda, com o tema: Respeito às Religiões de Matrizes Africanas. Questão em debate. Com os palestrantes: Babalaô Ivanir dos Santos e a Yalorixá Maria de Xangô (Asé Pantanal), com mediadora Tania Jandira (Ceap)
Fechando o Evento o Grupo Afro Lemi Ayô  ás 18hs.
O Mercado dos ilês, funcionará das 10h às 18h30,  com stands com produtos e comidas sagradas, vale conferir.
Dias: 27 de novembro, das 18h ás 21h30 e dia 28 das 10h às 18h30
Universidade Estácio de Sá – Auditório
Rua Major Correia de Melo, 86 – Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Entrada Franca



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...