quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Seminário ‘Quem é Quem na Cultura da Baixada?’

Com o objetivo de refletir sobre os mecanismos de estruturação, fomento e incentivo a nossa produção cultural, foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análises Históricas da Baixada Fluminense (IPAHB) e o Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense (PINBA) a primeira edição do Seminário Quem é Quem na Cultura da Baixada Fluminense em dezembro de 2000, onde reunimos 78 agentes culturais, que divididos em segmentos, tais como Teatro, Música, Literatura, Folclore, Artesanato, Imprensa, Pesquisa Social, Ecologia, Artes Plásticas, etc, consideramos vários levantamentos de encontros institucionalizados, permitindo a construção da 1ª Carta Cultural da Baixada Fluminense, com 21 itens. Dessas propostas, podemos destacar a sugestão de criação do Dia da Baixada, LEI Nº 3.822, de 02/05/2002,

Na ocasião, visualizávamos a melhoria da qualidade de vida, com grandes possibilidades de desenvolvimento, devido as mudanças estruturais em nível sócio-econômico. A reivindicação não mudou muito, porém com o avanço das tecnologias, intercâmbios de informações, damos conta da necessidade de um maior empoderamento do nosso fazer cultural e social, possibilitando uma ação coletiva mais efetiva no tocante às reivindicações e acompanhamento das implementações do Estado no fomento e incentivo à cultura. Nesse sentido propomos reunir produtores culturais da região para debater os caminhos, saberes e rediscutir, reescrevendo uma nova Carta Cultural para a Baixada.

O Seminário contará com a conferencista Prof. Dra. Jaqueline de Cassia Pinheiro Lima da UNIGRANRIO, apresentará o tema: “A Produção Cultural em regiões de grande impacto populacional e o empoderamento de novas tecnologias e mídias.”, ainda participarão da Mesa os Prof. Doutores João Luiz Guerreiro Mendes do IFRJ e Otair Fernandes da UFRRJ (Rural), que vão falar das experiências Culturais acumuladas na academia através do PET Conexões .

Com a primordial parceria do IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, terá início nos dias 13 e 14 de Novembro, pela manhã, onde teremos discussões por setorial de cultura. Desde já, a Carta Cultural será disponibilizada à todos os interessados através do site. A presença no seminário, será mediante inscrição com taxa no valor de R$ 20, (Vinte Reais).

Serviço:

II Edição do Seminário Quem na Cultura da Baixada Fluminense
Datas: 13/11 – 9h as 12h
14/11 – 8h as 12h
Local:IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis
Endereço: R. Lúcio Tavares, 1045 – Centro, Nilópolis – RJ
Informações: (21) 2784-6947 / 98635-5295/ 99747-0599

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...