terça-feira, 9 de agosto de 2016

Caxias comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas


O Centro Cultural dos Povos Índígenas no Rio de Janeiro com o apoio da secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias vai comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas com a realização do 1º Encontro Indígena em Duque de Caxias, e a 1ª Feira Cultural Indígena. O evento que acontecerá no dia 10 de agosto a partir das 10 horas, no pilotis da Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola e na Praça do Pacificador, no Centro, tem como objetivo principal o combate ao preconceito e o reconhecimento de nossas raízes étnicas e culturais.
O evento será aberto ao público e terá exposição de barracas com produtos produzidos por artesãos de várias etnias, além de atividades culturais indígenas, exposição de artes, contação de histórias, oficinas de canto e dança além-pintura corporal, desfile de arte indígena e o lançamento do Livro bilíngue Puri Alkeh Poteh- Poeira de luz-Dauá Puri.

Também apoiam o evento o Comppird, AIAM- Associação Indígena Aldeia Maracanã, Sementes da Terra, Aldeia Jacutinga, Fórum de Cultura da Baixada Fluminense, Radio Yandê e TV RIO e Programa A voz do Índio.

Confira e programação:
 10 h- Abertura do Evento
-Durante todo o evento os artesãos estarão com seus produtos à venda nas barracas disponíveis. Serão 20 barracas para artesãos escolhidos pelo responsável pelo evento Afonso Apurinã).
11 h - Contação de histórias e apresentação de cantos e danças indígenas de várias etnias.
12 h as 13 hs- Intervalo para almoço
14 hs – Moção de reconhecimento histórico ao Índio tupinambá Aaribóia.
14:30 - Roda de Conversa com o Dinamizador Egeu Laus e convidados.
16 :30- Desfile de roupas indígenas e acessórios e encerramento com cantos e músicas de várias etnias.

17 h as 20 hs-  Lançamento do Livro Bilíngue Puri Alkeh Poteh- Poeira de luz – Dauá Puri



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...