quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Duque de Caxias recebe amanhã encontro de Bois

Duque de Caxias recebe amanhã o encontro de Bois, o evento faz parte da programação do Festival Nacional de Cultura Popular, evento realizado pelo Centro de Artes da UFF, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. No local se apresentarão: o Boi Pintadinho de Miracema, o Arreda Boi de Santa Catarina e o Boi Floresta do Maranhão. A apresentação  acontece no dia 18 de agosto às 15h na Praça do Pacificador. 

Bois que dançam, em reinvenções modernas e interculturais do Bumba-Meu-Boi, criando laços de identidade e de superação em suas representações, estarão em locais do Rio de Janeiro e Niterói. Além dos bois, o Jabuti-Bumbá chega do Acre para participar da festa.

O Boi Pintadinho de Miracema, cidade do interior do Rio, remonta à tradição dos grupos folclóricos que surgiram no interior fluminense, sobretudo nas fazendas, que com o êxodo rural foram transferidos para as áreas periféricas da cidade. O destaque fica para o boi e para a mulinha, que são confeccionados com armações de bambu e madeira, revestidos com tecidos de tonalidades fortes, geralmente estampados. Participam também bonecas gigantes, o Jaguará e seres fantásticos, confeccionados com cabeças de animais.


                                                              Foto: divulgação


Boi da Floresta do Maranhão, é um grupo reconhecido nacional e internacionalmente pela sua postura de salvaguarda das tradições culturais no sotaque pindaré ou da baixada, região onde o seu fundador nasceu, mais precisamente na cidade de São João Batista. Traz como estilo e vestimenta, os chapéus bordados, enfeitados de pena de ema, o personagem do cazumba, e um ritmo mais cadenciado e lento. O grupo compõe-se de atores, dançarinos e cantadores cumprindo diversos personagens como as índias, os guerreiros, os baiantes, os cazumbas, o pajé, a burrinha, a onça, Catirina, Pai Francisco, amo, vaqueiro e o boi. 


                                             Foto: Márcio Vasconcelos/divulgação


Arreda Boi de Santa Catarina, desde 1994, vem assumindo um papel importante no cenário da comunidade da Barra da Lagoa e da cidade de Florianópolis, onde a brincadeira do boi de mamão é uma prática cultural na ilha catarinense.
 
                                         Foto: Renata Apgaua Britto/divulgação

Dia 18, às 15:00, Praça do Pacificador, em Duque de Caxias.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...