A prefeita Sheila Gama e o secretário municipal de Cultura, Écio Salles, comemoram o fortalecimento da cultura em Nova Iguaçu. A edição do edital do Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga 2010 teve 160 projetos inscritos, um recorde para a cidade. O financiamento de R$ 400 mil vai beneficiar projetos de teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, música, audiovisual, internet e patrimônio imaterial sediados no município. "A cultura iguaçuana teve movimentação especial nos últimos anos e vivencia um processo de surgimento de novos agentes culturais muito intenso", avaliou o secretário de cultura.
Estão concorrendo ao Fundo projetos de desenvolvimento de produtos culturais e artísticos propostos por organizações com ou sem fins lucrativos, grupos formais e informais e pessoas físicas da área cultural. A seleção dos projetos está sendo feita pela Comissão do Fundo Municipal de Cultura, que está analisando a relevância artística e abrangência da ação ou produto cultural e a viabilidade de realização.
O despertar de Nova Iguaçu para o fomento e incentivo à cultura muito se deve ao governo Sheila Gama. Para que todos os proponentes tivessem boas chances de concorrer, a secretaria de Cultura organizou caravanas em diversos bairros e encontros no Espaço Cultural Sylvio Monteiro para explicar o que é o Fundo, sua importância e de que forma todos poderiam participar. "Esta é uma característica deste governo, a inclusão e transparência. Os encontros foram muito positivos, esclareceram dúvidas desde a documentação necessária, preenchimento dos formulários e a formatação dos projetos", esclareceu o subsecretário de Cultura, Egeu Laus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário