Documentários, jovens e renomados cineastas, filmes de estudantes e de pesquisa experimental. Não faltarão atrações nos três dias do 1° Curta Viva Caxias – Festival de Curta-Metragem de Duque de Caxias que contará com mais de 30 trabalhos inscritos. Nesta terça e quarta-feira (09 e 10/12), de 18h às 20h, acontecerão as mostras competitivas dos curtas com o tema “Água – Um Bem Fundamental Para a Vida”, no Museu Ciência e Vida. Os três primeiros colocados serão conhecidos na quinta-feira (11/12), às 18h, na festa de premiação. O festival contará com cineastas da Baixada Fluminense, São Paulo, Santos, Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Paulínia (SP). O vencedor receberá o prêmio de R$ 16 mil, o segundo R$ 12 mil e o terceiro 7 mil.
CurtaVivaCaxias é um festival com caráter competitivo, informativo e promocional criado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias em parceria com o Museu Ciência e Vida e a Coordenadoria da Juventude de Duque de Caxias, e dedicado à exibição e premiação de obras audiovisuais de curta-metragem, finalizadas em suportes digitais, com duração máxima de 28 minutos. O festival é temático e tem como objetivo principal refletir sobre temas que sejam preferencialmente relevantes para a cultura e o desenvolvimento de Caxias e da Baixada. O vencedor receberá ainda o Troféu Chico Santos. Uma homenagem ao falecido ex-motorista do lendário Tenório Cavalcanti, roteirista do filme “Amuleto de Ogum” (1974), de Nelson Pereira dos Santos.
“A escolha do tema do festival foi do prefeito Alexandre Cardoso que entende que a água é de suma relevância para Duque de Caxias e toda a Baixada Fluminense. Além de ser um assunto de caráter nacional que tem sido ordem do dia de debates entre Rio de Janeiro e São Paulo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Jesus Chediak.
Além de jovens diretores, cineastas premiados em outros festivais aumentam a competitividade dos filmes e elevam a qualidade dos curtas. Entre os destaques inscritos estão: o produtor e diretor Cavi Borges que já recebeu o prêmio “Jovem Empreendedor do Cinema Brasileiro”. Em 2010, o curta "A distração de Ivan"foi selecionado pelo programa Petrobrás Cultural para o Festival de Cannes. Já em 2011, seu curta “Riscado”, ganhou cinco Kikitos no Festival de Gramado. Outro nome conhecido é o goiano Wesley Rodrigues, vencedor do Anima Mundi 2013, trazendo o cerrado como cenário com o filme “Faroeste: um autêntico western”.
“Realmente a disputa será bem acirrada devido à qualidade dos concorrentes. A escolha do tema foi muito pertinente e é inerente a todas as classes sociais. Corri contra o tempo para conseguir terminar meu curta “Água Um Bem Que Nem Todos Têm”. Para mim teria um sabor ainda mais especial, já que a premiação acontecerá no dia do meu aniversário (11/12)”, afirmou o cineasta Rômulo Miranda, de 23 anos, morador do bairro Beira-Mar, com pelo menos cinco curtas já feitos, e que espera com o prêmio melhorar seus equipamentos.
Quatro jurados especializados em cinema avaliarão os cerca de 30 curtas inscritos no festival. Os jurados serão: Antônio Molina - cineasta, cubano, membro da UNEAC – União de Escritores e Artistas Cubanos desde 1978; Luiz Antônio Gerace - presidente do STIC - Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual. Atua no mercado audiovisual, desde 1978; Flávio Machado - Responsável pela produção e curadoria de vários projetos como o BAIXADA ANIMADA – Mostra Ibero-americana de Cinema de Animação e diretor de Relações Institucionais da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ).
O curador do festival e também jurado é Rodrigo Dutra - historiador e documentarista. Estudou cinema na Itália e mora em Duque de Caxias. Com seus filmes ganhou alguns festivais como o CINE CUFA, RECINE, ANGU DE OURO e o prêmio de melhor filme no I GIOVANI MUOVANO LA MONTAGNA, na Itália.
“O vencedor poderá com o prêmio comprar uma ilha de edição e uma câmera. O segundo uma câmera e o terceiro equipamentos de suporte. O festival é uma forma de fomentar a formação de cineastas na Baixada”, finalizou o secretário Jesus Chediak.
Mais informações no site oficial do festival: www.festivalcurtavivacaxias.com ou pelo site da prefeitura www.duquedecaxias.rj.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário