quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bienal de Cultura da Une promove atividade cultural hoje em Duque de Caxias

A escola de samba Cartolinhas de Caxias foi uma lendária agremiação fundada na década de 1930, na Vila São Luis, em Duque de Caxias, e que era considerada no mundo do samba uma das escolas mais queridas do Rio de Janeiro.
Para contar um pouco dessa história vai acontecer no próximo dia 05 de fevereiro um bate-papo musical com a presença de Noca da Portela, Wilson Moreira e Seu Dagoberto, da Velha Guarda da Acadêmicos do Grande Rio.
A Cartolinhas foi a sétima escola a assinar a ata da primeira associação das escolas de samba do Rio de Janeiro e por ela passaram grandes personalidades, como o poeta Solano Trindade. Nos anos em que morou em Caxias, Solano desenhou fantasias e projetou por alguns anos os carros abre-alas para a escola apresentar seus enredos na Praça Onze e Presidente Vargas.
Também frequentaram a escola, além de Noca da Portela e Wilson Moreira, nomes como os sambistas Monarco e Nelson Sargento e o pesquisador Sergio Cabral, que nas décadas de 50 e 60 frequentou a casa de Hélio Cabral, o maior compositor da escola, vizinho de Solano Trindade.

O evento faz parte da programação da 9ª Bienal da UNE e tem a produção da BV Produções, do Cineclube Mate Com Angu e da LBR Associados, além do apoio da Feuduc, do site Lurdinha.Org, do Museu VIvo do São Bento e do Restaurante Muzzarela.

SERVIÇO
Bate-papo musical sobre a Cartolinhas de Caxias – O Canto da Baixada
Dia 05/02/15, a partir das 14h
Local: FEUDUC - Avenida Presidente Kennedy, 9422 - São Bento, Duque de Caxias.
Entrada franca


Fonte: Lurdinha.org


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Cansei, poesia

Recital de Poesia e Microrrelato em Vigo, realizado  no Galo Vento. Cansei, é uma das poesias que recitei no evento. A poesia está publicad...