quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cypher Caxias comemora o Dia Mundial da Dança



Cypher Caxias é um evento artístico e cultural desenvolvido na Cidade de Duque de Caxias desde 30 de abril de 2010, data em que se comemora o Dia da Baixada Fluminense. Criado pelo Grupo Urbanos-BF, a Cypher é um evento que agrupa jovens de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense difundindo a cultura urbana através dos quatro elementos do Hip Hop. É um grande encontro mensal de dançarinos, grafiteiros, skatistas, DJs, RAPs e a juventude de uma forma geral.

A Cypher Caxias é realizada nas ruas e praças do município, são verdadeiras intervenções urbanas, onde o improviso, a plasticidade e a criatividade se confundem e se complementam. Foi idealizada com o intuito de utilizar a participação como forma de troca e inserção, interagindo com a comunidade, reconhecendo e refletindo sobre suas habilidades e competências, respeitando a diversidade. Os participantes debatem sobre temas relevantes para a cultura urbana e o desenvolvimento artístico da cidade e da Baixada Fluminense. Acontecem também oficinas e palestras sobre várias questões que de alguma forma exercem influência sobre a cultura da região.


Hoje em dia a Cypher Caxias já faz parte do calendário mensal da cidade, e é vista como uma “iniciativa única” servindo de referência tanto para a cultura urbana, como para outras vertentes culturais, inspirou a realização de campeonatos de danças urbanas (DC King Caxias); formação de multiplicadores (instrutores e coreógrafos); e oficinas de apresentações.  O espaço é para todos, sejam artistas, ativistas culturais e cidadãos comuns que apreciam a dança, a música e a cultura em geral.
A Cypher Caxias já rodou a cidade, atualmente é realizada na última sexta-feira de cada mês, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias.









Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...