sexta-feira, 29 de abril de 2016

Duque de Caxias comemora Dia da Baixada

A secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias preparou uma programação especial para comemorar o Dia da Baixada Fluminense neste sábado (30/4), na cidade. Às 17 horas, haverá uma edição especial do evento Rock na Biblioteca, nos pilotis da Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador. Bem próximo dali, no teatro Raul Cortez, às 19h30, será realizado o Concerto em homenagem ao Dia da Baixada. As atrações são a Orquestra de Metais e Percussão da Fanfaduque e a Banda Percussão Sinfônica do Colégio SEICE, tudo com entrada franca.
“O Dia da Baixada é uma forma de reafirmar a importância da região no cenário estadual e nacional. Buscamos valorizar a cultura local e nossa história”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.
O presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, professor Gênesis Torres, estará presente. Durante a comemoração, também será feita uma homenagem póstuma ao professor Paulo Mainhard, que faleceu esta semana e foi um dos fundadores do Fórum.
Dia da Baixada Fluminense
O dia 30 de abril foi escolhido para marcar o Dia da Baixada Fluminense pois foi nessa data, no ano de 1854, a construção da primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o Porto da Guida de Pacopaíba, na Praia de Mauá, a Fragoso, numa extensão de 14,5 km. Historicamente, foi a ferrovia que decidiu os novos traçados de ocupação urbana desse imenso território e colocou definitivamente essa região como área importante entre o litoral e o interior do Brasil ainda no século XIX. A ferrovia virou ícone de progresso.
A intenção de se comemorar o dia da Baixada Fluminense visa em última análise, estimular o crescimento da autoestima da população regional.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...