quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Projeto Cypher Caxias agita a Praça do Pacificador nesta sexta

A cidade de Duque de Caxias recebe nesta sexta-feira (28/10), mais uma edição do Projeto Cypher. As apresentações de DJs e grupos de hip hop acontecem nos pilotis da biblioteca municipal Governador Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, no centro. Criado pelo Grupo Urbanos-BF, o Cypher Caxias é um evento artístico e cultural desenvolvido na cidade desde 30 de abril de 2010, data em que se comemora o Dia da Baixada Fluminense. O projeto agrupa jovens da região, principalmente Duque de Caxias, difundindo a cultura urbana através dos quatro elementos do Hip Hop. É um grande encontro de dançarinos, grafiteiros, skatistas, DJs, rappers e da juventude de uma forma geral.

O projeto Cypher foi idealizado com o intuito de utilizar a participação como forma de troca e inserção, interagindo com a comunidade, reconhecendo e refletindo sobre suas habilidades e competências, respeitando a diversidade. Realizado em ruas e praças do município, os eventos são verdadeiras intervenções urbanas onde o improviso, a plasticidade e a criatividade se confundem e se completam. Os participantes debatem sobre temas relevantes para a cultura urbana e o desenvolvimento artístico da cidade e da Baixada Fluminense. Acontecem também oficinas e palestras sobre várias questões que de alguma forma exercem influência sobre a cultura da região.

Com o passar do tempo, o evento ultrapassou barreiras e ganhou reconhecimento regional, nacional e internacional. A Cypher Caxias se tornou um ponto de encontro de vertentes urbanas de todo o Brasil. Diversas personalidades da área já participaram, entre elas destaca-se B. Boy Neguinho, ganhador de dezenas de torneios internacionais e integrante da linha de frente da trupe de bailarinos da MDNA World Tour, turnê da Madonna; DJ Nino, considerado o melhor DJ do Brasil e que faz parte da equipe Red Bull; Dante, renomado grafiteiro que viaja o mundo em prol do grafite; e Sant, um dos melhores rappers do estado de São Paulo.

Atualmente, a Cypher Caxias faz parte do calendário mensal da cidade e é vista como uma iniciativa única, servindo de referência tanto para cultura urbana quanto para outras vertentes. O projeto inspirou a realização de campeonatos de danças urbanas (Batalha Local, D.C. King, Caxias); eventos de diferentes cunhos artísticos como Soul, Charme, Samba, Rock, entre outros; formação de multiplicadores (instrutores e coreógrafos); e oficinas de apresentações.

Serviço
Atividade: Projeto Cypher Caxias
Local: Pilotis Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Praça do Pacificador – Centro
Data: 28/10
Horário: 18h às 22h


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...