terça-feira, 29 de outubro de 2013

Biblioteca comunitárias de Duque de Caxias ampliam sua rede

Hoje estive em mais uma inauguração de uma biblioteca comunitária em Duque de Caxias, dessa vez foi no bairro do Gramacho. A biblioteca vai funcionar na sede do Bloco Império do Gramacho e conta com uma pequena, mas agradável sala com um bom acervo.

A iniciativa do grupo Guadá Vida com apoio do Instituo C&A, mostra cada vez mais a força de iniciativas da sociedade civil, na busca e consolidação de projetos e ações culturais.

No último domingo estive na inauguração da biblioteca comunitária da Vila São Luis, localizada na associação de moradores do bairro.

Com essa já são sete iniciativas de bibliotecas comunitárias espalhadas no município, todas articuladas na rede de bibliotecas comunitárias de Duque de Caxias.

A nós do poder público cabe o papel de apoiar essas iniciativas, assessorando na melhoria dos projetos, na ampliação e consolidação de acervos e na captação de recursos. Utilizar a maior e mais útil tecnologia do mundo moderno, o conhecimento.

A Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, coordenada pelo professor Antonio Carlos, tem sido uma fomentadora de iniciativas como essas, a meta é transformar Duque de Caxias numa cidade de leitores, que estará consolidada no Plano Municipal do Livro e da Leitura.

Fico muito feliz que apesar do mundo moderno e high tech  dos dias atuais, eu tenha ido a mais inaugurações de bibliotecas e de nenhum  Cyber. Estamos no caminho certo.

Cabe registrar outro fato muito importante e positivo, a participação ativa do legislativo, nos dois casos tivemos a presença de vereadores, na Vila São Luiz, Marcos Tavares e no Gramacho, Claudio Thomaz, o apoio do legislativo é fundamental para a construção e a consolidação de políticas públicas para a cultura.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...