segunda-feira, 24 de março de 2014

Curso : Patrimônio, Memória e Cultura Afro Brasileira na Baixada Fluminense

A história afro-brasileira na Baixada Fluminense, com foco em patrimônio, memória e cultura, será tema de curso gratuito oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Feuduc), em parceria com o Museu Vivo do São Bento, a partir do dia 26/03 (quarta-feira). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do e-mail pmc.bf.cursos@gmail.com, até 24/03, ou na sede do Museu (Rua Benjamin Rocha Júnior, s/n, bairro São Bento), até a data da abertura.

O curso tem como objetivo a formação e o treinamento de professores da Educação Básica, atuantes em escolas municipais da região. No entanto, alunos de graduação e pós-graduação, estudantes de cursos de preparação de professores e demais interessados também podem participar.

De acordo com o coordenador do curso, o professor e historiador Nielson Bezerra, a Baixada Fluminense se caracteriza pelos altos índices de afrodescendentes na formação de sua população. “Um programa de formação e aperfeiçoamento, com foco em patrimônio, memória e cultura afro-brasileira, se mostra de extrema importância para proporcionar a formação, capacitação e atualização de professores da rede pública de ensino”, destaca Nielson, que é Banting Fellow na York University — uma das mais importantes posições canadense para um pós-doutorado.

O historiador lembra também que mesmo após 10 anos da promulgação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira em todos os níveis da educação nacional, muitas instituições, sobretudo na Baixada, ainda não estão cumprindo a determinação.

Com duração de oito meses, o curso, realizado pela Feuduc, tem financiamento da Faperj e parcerias com o Museu Vivo do São Bento, Ong Se Essa Rua..., Instituto Histórico de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias, entre outras. 

Mais informações podem ser obtidas pelo email pmc.bf.cursos@gmail.com ou na página do evento no Facebook: 
https://www.facebook.com/curso.pmc.baixadafluminense.



Fonte: www.baixadafacil.com.br





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...