segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"Movimente-se "- A nova exposição do Museu Ciência e Vida

A física entra em campo no Museu Ciência e Vida

Exposição aborda relação entre leis do movimento e esportes olímpicos
O que o inglês Isaac Newton, um dos pais da física moderna, e os atletas olímpicos têm em comum? Todos são tema da exposiçãMovimente-se: a física dos esportes, que será inaugurada no dia 30 de setembro, às 11 horas, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. Utilizando cinco modalidades olímpicas e paraolímpicas como tema, a exposição leva os visitantes a conhecerem mais sobre as leis do movimento criadas por Newton e a perceberem como elas, e vários fenômenos relacionados, permeiam nosso cotidiano.
A exposição Movimente-se conta com 700 m2 divididos em duas áreas: o Estádio do Conhecimento e a Arena Olímpica. Na primeira, os visitantes se familiarizam com as três leis do movimento, também chamadas de leis de Newton, e como elas estão ligadas a feitos importantes em cinco esportes: atletismo, futebol, ginástica artística, natação e voleibol. Na segunda, as pessoas podem pôr em prática os conceitos com os quais tiveram contato no Estádio do Conhecimento por meio de várias atividades, desde corrida até uma partida de vôlei sentado, modalidade paraolímpica do esporte.
A interatividade é umas das marcas da exposição, que conta com aparelhos de atletismo, um jogo virtual com captura de movimentos que faz o visitante sentir-se como um nadador profissional e um dispositivo de realidade aumentada que simula objetos relacionados à exposição em três dimensões. Equipamentos que pertenceram agrandes nomes do esporte nacional, como Cesar Cielo e Sassá, compõem a cenografia.
Um dos lemas da exposiçãé mostrar que os craques esportivos, como os do futebol, não desafiam as leis da física. Muito pelo contrário: é o seu conhecimento intuitivo desses fenômenos que lhes permitem brilhar no campo, na quadra ou na piscina, explica Mônica Dahmouche, diretora do museu e responsável pela concepção da Movimente-se.
A exposição, financiada pela Faperj, pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. Grupos escolares podem agendar visita mediada pelo telefone 2671-7797. A entrada é gratuita.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...