terça-feira, 29 de setembro de 2015

Esporte e Ciência são temas de exposição inédita em Duque de Caxias

Esportes olímpicos são vistos através da física em nova exposição do Museu Ciência e Vida

Na próxima quarta-feira (30/09), às 11h, em Duque de Caxias, o Museu Ciência e Vida inaugura a exposição "Movimente-se! A física dos esportes". Com entrada gratuita, a mostra promete ser uma oportunidade para os que desejam descobrir as relações entre as leis do movimento e os esportes olímpicos. Para isso, cinco modalidades olímpicas e paraolímpicas foram utilizadas como tema: atletismo, futebol, ginástica artística, natação e voleibol.

A exposição, que ocupará um espaço de 700 m² divididos em duas áreas, terá a interatividade como umas das marcas. No Estádio do Conhecimento, os visitantes vão se familiarizar com as três leis do movimento, também chamadas de leis de Newton, e compreender como elas estão ligadas a feitos importantes no esporte. Na Arena Olímpica, poderão colocar em prática os conceitos com os quais tiveram contato no Estádio do Conhecimento por meio de várias atividades, desde corrida até uma partida de vôlei sentado, modalidade paralímpicas do esporte.
 
"O brasileiro é um povo apaixonado por esporte. Aliar o ensino da física às atividades esportivas aguça a curiosidade, principalmente das crianças e dos jovens, que têm todo aquele encantamento pelo seu clube, o seu ídolo, e vão ficar mais dispostos a aprender física entendendo como o jogador consegue fazer aquela jogada. Eu mesmo estou muito curioso para visitar esta exposição, como um apaixonado por esporte", destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.
 
“Um dos objetivos da exposição é revelar que craques, como os do futebol, não desafiam as leis da física, pelo contrário, é o seu conhecimento intuitivo desses fenômenos que lhes permitem brilhar no campo, na quadra ou na piscina”, explica Mônica Dahmouche, diretora do museu e responsável pela concepção da Movimente-se!

A exposição poderá ser visitada de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. Grupos escolares podem agendar visita mediada pelo telefone 2671-7797. O Museu Ciência e Vida é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. 

 Serviço:
Exposição “Movimente-se!”
Inauguração: Quarta-feira (30/09), às 11h
Local: Museu Ciência e Vida – Rua Ailton da Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias – RJ – (21) 2671-7797
Entrada gratuita 





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...