segunda-feira, 9 de maio de 2016

Afoxé e Folia de Reis cultura popular de Duque de Caxias ganha as ruas

A cultura popular de uma maneira em geral é uma forma de resistência de nosso povo, através dela, grupos culturais demonstram sua identidade e revelam o que está no seu âmago. Nesse último final de semana pude compartilhar e vivenciar duas experiências muito interessantes em Duque de Caxias.
Na sexta-feira ocorreu o encontro de grupos de afoxé na Praça da Estação de Ferroviária do Gramacho, onde celebraram com sua música, dança e fé, os grupos Raiz de Verdade, Ònòn Ire e Afoxé Dara Fay. No encontro era visível a alegria dos membros numa reunião festiva e alegre. Nos últimos meses pude perceber uma ação mais propositiva dos grupos afros que passaram a fazer das ruas, também um espaço para que suas tradições sejam visibilizadas.

Fotos do Encontro de Afoxés no Gramacho




No sábado estive presente na Festa do Arremate da Folia de Reis Reisado Flor da Primavera. Os anfitriões receberam em sua sede dezenas de foliões oriundos de outras cidades. A tradição das folias de reis se mantém, e é muito interessante ver crianças e jovens nos grupos, mostrando que mesmo nos dias atuais, a força da cultura e a tradição das famílias, consegue resistir ao massisso ataque das mídias e dos grandes grupos de comunicação.

Fotos da Festa do Arremate do Reisado Flor da Primavera







A cultura popular re-existe e nos tempos modernos criam novos canais, novas estratégias de superação novos diálogos, com base na sua tradição, absorve as novidades para manter-se vivas em busca de um caminho repleto de dificuldades mas o que faz ir além e superar todas as barreiras.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...