quarta-feira, 4 de maio de 2016

VERCINE divulga a lista dos filmes selecionados e pela primeira vez Imbariê receberá o Festival de Cinema

O VERCINE terá sessões no Teatro Raul Cortez e na Casa Brasil de Imbariê e no Teatro do Sesi Caxias. Na sessão de abertura será exibido o longa "Chico: Um Artista Brasileiro", que pela primeira vez será exibido na Baixada Fluminense.


FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA BAIXADA FLUMINENSE

De 28 de junho a 8 de julho, pelo quarto ano consecutivo a cidade de Duque de Caxias irá receber o VER CINE - Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense - que este ano exibirá um total de 78 produções.
            E o VER CINE chega à sua quarta edição mantendo como objetivo principal promover a cinematografia nacional, considerando-se os diferentes gêneros e formatos, possibilitando ainda o intercâmbio para a produção de todos os estados e o acesso democrático do público da Baixada Fluminense à recente produção audiovisual brasileira.
            Nesta edição, um total de 797 produções participaram da fase seletiva, sendo 74 filmes selecionados para as 5 categorias em competição. Outras 4 produções participarão a convite da produção do Festival e irão compor um cardápio dos mais variados e representativos da atual safra da produção cinematográfica nacional.
            Treze estados, mais o distrito Federal, estarão representados.
            Em todos os locais de exibição a entrada será gratuita e o público, além de assistir aos filmes, poderá, ainda, conhecer de perto alguns dos realizadores e concorrer a brindes.

Programação
            Além das 5 categorias em competição (documentário e ficção de curta e longa-metragem e videoclipe), em 2016 o Festival VER CINE será composta por três mostras especiais, duas delas competitivas.
            A "Mostra Baixada em Foco" exibirá nove curtas produzidos por diretores da Baixada. Estarão em destaque filmes dirigidos por nomes como Alek Lean, Arthur Baden, Douglas Gomes, Evandro Rocha, Getulio Ribeiro, Gilberto Luiz, Heraldo HB, Juliana Portella, Melise Fremiot, Paulo China e Vitor Gracciano. Os participantes concorrerão ao troféu Baixada em Foco, que será entregue pela primeira vez. Os filmes da "Mostra Baixada em Foco" serão exibidos no SESI Duque de Caxias, no dia 7 de julho, às 19:30.
            A "Mostra DiVerCine", dedicada à apresentação curtas-metragens que abordem a temática da diversidade sexual, volta este ano com sete filmes na programação: A "Casa ao Lado", de Lucas Younes; "Cabra-Macho", de Charles C. S. Ferreira e Leonardo Grecco; "De Que Lado Me Olhas", de Carolina de Azevedo e Elena Sassi; "Pedro", de  Pedro Borges; "Retratos", de Rafael Jardim; "Rosinha", de Gui Campos; e "Thai", de Lucas Padilha. A "Mostra DiVerCine" acontece no Teatro Municipal Raul Cortez, no dia 30 de junho, às 19:15.
            Por último, a "Mostra Premiére Baixada", que este ano exibirá quatro longas: "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Vinícius Coimbra; "Amor, Plástico e Barulho", de Renata Pinheiro; "Cássia", de Paulo Henrique Fontenelle;  e "Chico Um Artista Brasileiro", de Miguel Faria Jr. a "Mostra Premiére Baixada" é a única que apresenta filmes fora de competição e traz filmes de longa-metragem exibidos comercialmente, mas que tiveram uma passagem muito rápida ou que sequer chegaram às salas de exibição situadas na Baixada Fluminense.
            Na sessão de abertura, dia 28 de junho, às 19:30, no Teatro Municipal Raul Cortez, será exibido o longa "Chico: Um Artista Brasileiro", dirigido por Miguel Faria Jr. Documentário sobre Chico Buarque de Holanda que mostra seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo e sua trajetória tendo como eixo a montagem de um show com Chico e convidados como Adriana Calcanhotto, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Ney Matogrosso entre outros. Lançado em circuito comercial no ano passado, "Chico: Um Artista Brasileiro" não foi exibido em salas da Baixada Fluminense.
            O Festival VER CINE tem o apoio da Secretaria Municipal Cultura e Turismo de Duque de Caxias, do SESI Duque de Caxias, do STIC - Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, da Aroma Filmes, da Migdal Filmes e da Boulevard Filmes.


SERVIÇO:

VER CINE – Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense

Local: Teatro Municipal Raul Cortez
Endereço: Praça do Pacificador, s/nº - Centro - Duque de Caxias - RJ
Tel.: 2771-3062
Dias: De 28 a 30 de junho
Horários: 14:30 e 19:30

Local: Casa Brasil de Imbariê
Endereço: Av. Cel. Sisson, Quadra 2,Lotes 14 e 15 - Imbariê - Duque de Caixas - RJ
Tel.: 2778-1791
Dias: De 1 a 3 de julho
Horários: 10:00, 14:30h e 19:30

Local: SESI Duque de Caxias
Endereço: Rua Artur Neiva - Centro - Duque de Caxias - RJ.
Tel.: 3672-8341
Dias: De 6 a 8 de julho
Horários: 14:30h e 19:30

ENTRADA FRANCA


www.vercine.com.br

Contato:

festvercine@gmail.com




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...