sexta-feira, 22 de junho de 2012

1962 - O ano do Saque

Dia 05 de Julho de 2012 faz 50 anos do Motim Popular que abalou a regiao fluminense, principalmente Duque de Caxias. Milhares de pessoas saíram as ruas e saqueram lojas e supermercados, motivo: a falta de feijão!!!!!
O ano de 1962 foi um ano singular para a história do Barsil, as forças conservadoras contra o presidente Jango se articulavam para manter o parlamentarismo enquanto as camadas populares sofriam com as primeiras greves da CGT, criada também no ano de 1962. 


Além da instabilidade política do governo, existia a herença econômica do desenvolvimentismo dependente dos anos JK, o cenário era de inflação e dificuldade de encontrar gêneros primários como o Feijão.

O cineasta caxiense Rodrigo Dutra está filmando essa história, o documentário que é dirigido por ele e por Godot Quincas, estará nas telas ainda esse ano.

Para viabilizar o projeto a equipe esta organizando uma festa na Lira de Ouro no dia 05 de julho,às 20h.


A festa do feijão é um evento que retoma o espírito dos homens e mulheres fluminenses que à partir da fome demonstraram a sua força de mobilização. 
A  festa também pretende arrecadar fundos para o filme 1962 O ANO DO SAQUE que faz um resgate histórico do evento.

O filme é dirigido por Godo Quincas que já atuou em mais de 50 filmes do circuito independente e por Rodrigo Dutra que faturou o prêmio de Melhor Documentário no festival CineCufa 2011, prêmio Especial Angu de Ouro do Cineclube Mate com Angu 2011 e prêmio de Melhor filme de Oficina no festival do RECINE 2011.



Serviço:


FESTA DO SAQUE DE 1962
FEIJOADA DA GENTE!!!

Em memória aos 50 anos do grande quebra-quebra que abalou a Região Fluminense, em especial a cidade de Duque de Caxias.
No dia 05 de Julho de 1962 centenas de pessoas saíram as ruas para saquear lojas e supermercados, motivo: a FALTA DE FEIJÃO E A CARESTIA DE VIDA!

- Banda: A Cidade de Duque de Caxias.
-Transmissão ao vivo: Buraco Cavernoso.
-Dj Rodrigo Cavalcante.

A Festa além de ser uma homenagem ao Motim pretende também arrecadar recursos para a continuidade do filme 1962 O ANO DO SAQUE.

MAS VENHA COM FOME!!!!
COMEmoração da revolta do Povo.

Chegam Junto:
Dj Rodrigo Cavalcante
Portal Baixada Fácil
Terreiro de Idéias
Cineclube Mate Com Angu
Cinema 360 graus



Local: Lira de Ouro
Rua Sebastião de Oliveira, 72 
Centro - Duque de Caxias





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...