quinta-feira, 14 de junho de 2012

Seminário na OAB estuda proteção ao patrimônio cultural religioso


A situação dos bens culturais de natureza religiosa, como o Terreiro de Joãosinho da Goméia, bem como a proteção das mais antigas igrejas de Duque de Caxias, através do registro e do tombamento, será um dos aspectos mais interessantes  que serão tratados no Seminário “O Patrimônio Cultural em Questão”, que reunirá pesquisadores, historiadores, advogados e estudantes caxienses e técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC/RJ) no próximo dia 28, no auditório da OAB/Duque de Caxias.
         Em reunião com o diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do INEPAC, Prof. Sérgio Linhares Miguel de Souza, a diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Professora Gladis Braga Figueira, combinou que serão examinados assuntos prioritários, como a situação de cerca de meia centena de bens culturais inventariados em 2007 pelo Conselho Municipal de Cultura, o tombamento da parte da Mata Atlântica existente em Duque de Caxias e outros.
O Seminário “O Patrimônio em Questão” reunirá estudiosos de sete entidades do ramo - Curso de História da Unigranrio, Associação dos Professores-Pesquisadores de História, Centros  de Referência Patrimonial e Histórico do Município, de Pesquisa, Memória e História da Educação (CEPEMHEd), associações dos Artesãos de Duque de Caxias, Amigos do Instituto Histórico e do Museu Histórico Duque de Caxias.
Para inscrição, basta enviar e-mail com nome, endereço e entidade à qual está vinculado paracaxias.patrimoniohistorico@gmail.com  (Obs: Repare que há um ponto entre caxias e patrimoniohistorico), ou pessoalmente no Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Rua Ailton da Costa, 115 - 6° andar). A Seccional de Duque de Caxias da Ordem dos Advogados do Brasil fica na Rua Passo da Pátria, 191 – Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...