quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Acervo do Museu Nacional serão expostas em Duque de Caxias


Exposições marcam a abertura do último pavimento do Museu Ciência e Vida


           Na próxima terça-feira (11/09), às 10h,  o Museu Ciência e Vida inaugura o segundo andar com as mostras “Tesouros do Museu Nacional”  e  “O reflexo das Marés”.  Pela primeira vez o museu abrirá todos os andares para visitação.
              Ao todo serão seis exposições temporárias distribuídas nos quatro pavimentos.  Das exposições que permanecem em cartaz estão: Leonardo da Vinci – Maravilhas Mecânicas; Nascer;  Céu, espelho das culturas e Fotografias da Ciência na Amazônia; além das duas novas mostras.  O museu oferece também sessões de planetário, oficinas, palestras e filmes para diferentes públicos. Todas as atividades são gratuitas.

              Localizado no antigo fórum do município de Duque de Caxias, o Museu Ciência e Vida é um projeto da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 13h às 17h, e a entrada é gratuita. Mais informações: www.museucienciaevida.com.br ou pelo telefone (21) 2671-7797.


Sobre as duas novas exposições temporárias:

 

Tesouros do Museu Nacional -  Nessa exposição, o visitante poderá conferir de perto coleções científicas formadas por insetos, moluscos, rochas e outros. Ao todo são 92 peças em três dimensões do acervo arqueológico e paleontológico do Museu Nacional.

 Da coleção egípcia, destaque para a estatueta do Deus Osíris. Outra atração é a réplica da cabeça de Luzia, considerado o mais antigo fóssil humano das Américas. Já na coleção dos invertebrados, um habitante do mar profundo surpreende a todos pelo seu tamanho. A espécie em questão é um Tatuí gigante. Esse animal pode alcançar até 45 cm de comprimento e pesar 1,7 kg.  Além das peças, a exposição traz reproduções fotográficas da preguiça gigante, do meteorito de bendengó e do trono africano de Daomé. Em cartaz a partir do dia 11 de setembro. Entrada Franca.

 

 O reflexo das Marés -  A mostra fotográfica conta com 25 trabalhos feitos por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Manguezais ( Nema), da Uerj.  São registros fotográficos dos manguezais brasileiros e de outros países. No Rio de Janeiro, as fotos foram tiradas na área de Guaratiba e da Apa de Guapimirim; em São Paulo, em Cubatão; na Bahia, em Garapuá e Caravelas, e, fora do país, na região costeira da Venezuela. Em cartaz a partir do dia 11 de setembro. Entrada Franca.


        

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...