domingo, 4 de janeiro de 2015

Licitação do túnel Água Negra abre porta para corredor oceânico entre o Chile e o Brasil


O plano exigiria um investimento de US $ 1.400 milhões e se juntar a Porto Alegre no Brasil, Coquimbo.


por: Hugo Traslaviña
sábado, 3 janeiro, 2015


Concurso para corredores oceânicos é desencadeada e da Região de Coquimbo assumiu a liderança. Primeiro, porque os governos da Argentina e do Chile concordou gestão recentemente definitivos protocolos de túnel de Água Negra, que será o maior do gênero na América do Sul. E segundo, porque em um par de meses será concluída a pavimentação dos últimos trechos da estrada que liga a província trans-andina de San Juan com o Vale do Elqui. Do lado chileno, subtrair 30 km e Argentina uma figura similar.
A decisão de chamar o passo túnel licitação Agua Negra foi tomada em 23 de dezembro durar os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman, e Chile, Heraldo Muñoz, como resultado da assinatura de um novo protocolo para promover a integração entre os dois países . Timerman e Muñoz reuniram-se em Santiago, como parte da celebração do 30º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade entre os dois países e os cinco anos do Tratado de Maipú, que, em devido tempo, assinado pelos presidentes Bachelet e Fernandez .

"Tem sido uma aspiração Agua Negra túnel que liga Coquimbo e San Juan, na Argentina, e estamos finalmente especificando que a aspiração e esse propósito", disse Munoz. Ele também disse que a assinatura deste protocolo deve ser seguido pelo túnel concurso citado. "Estamos muito animado, porque sabemos que para a Região de Coquimbo este é um fato histórico e queremos seguir em frente, não só no túnel de Água Negra, mas o túnel de baixa altura e a Las Lenas, conectando Mendoza com a Região Libertador Bernardo O'Higgins ", acrescentou o ministro das Relações Exteriores do Chile.

O complexo de Água Negra será construído a uma altitude de 1700 metros. Ela terá dois túneis, duas faixas cada, com um comprimento de 14 km, dos quais quatro são do lado chileno e 10 na Argentina. Cada país comprometeu-se a construir a extensão que lhe convier. No interior, os túneis devem estar separadas por uma faixa de entre 30 e 60 metros e o projeto inclui várias conexões internas de emergência. Quando em funcionamento em 2025, vai participar de um fluxo de 2.200 veículos por dia, tanto menor e mercadorias e passageiros.

Conexão Brasil-Chile

Se tudo correr como previsto, em 2025, este túnel seria parte do Corredor Bioceânico Central (CBC), também chamada de Mercosul, porque ao longo de quase 2.472 km em linha recta ligaria Porto Alegre, no Atlântico, Coquimbo, no Pacífico. De acordo com um estudo realizado pela Escola de Negócios da Universidad Catolica del Norte (UCN), você recebe cargas de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a logística de acesso mais fácil para 21 portos, nove aeroportos e uma rede de estradas para permitir circundante outras conexões.

De acordo com o estudo, a CBC encurtado em uma média de três dias de viagem de carga a partir de Porto Alegre para Xangai, com significativa redução de custos para os exportadores e / ou importadores. Algo semelhante vai acontecer com cargas brasileiras são destinados Los Angeles ou San Francisco, Estados Unidos.

O estudo da UCN acrescenta que hoje 32% do comércio nos países que se beneficiarão do Corredor Mercosul é destinado para a Ásia; 24%, América do Sul, e 12%, a América do Norte. A Europa tem, por sua vez 20% do bolo. Ele também diz que a CBC representaria 15,4% do comércio exterior total de Argentina, Brasil e Chile, que não é menos importante para uma região que tem um conjunto Produto Interno Bruto (PIB) de US $ 852.000.000.000 e o Brasil é o oitavo maior economia de tamanho.

Por sua vez, as principais oportunidades no corredor intra comércio relacionam com fabricação e alimentos. Isso abre inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de serviços de logística, enclaves portuárias, portos secos e, claro, o turismo. "Em suma, o CBC representa 8% do terreno, 8,3% da população e 7,8% do PIB total dos três países, mas, no entanto, representa 15,4% do comércio", diz o estudo.

licitação

Construção do túnel Agua Negra exigir um investimento de US $ 1.400 milhões, o que deverá ser dotada de recursos de cada país, porque não está contemplado concessão privada, com exceção da construção, está prevista a chamada internacional para o concurso para ocorrer em 2015, eles esperam com otimismo na Região IV. No longo prazo, "uma vez que o túnel de Agua Negra está operacional, a Região de Coquimbo vai se tornar um hub e dos serviços portuários e de logística para atender grande parte do comércio que vai e vem da América do Sul para mercados na Ásia Pacífico ", à frente do prefeito segunda Região IV, Hanne Utreras.

"Hoje temos uma tarefa que é concurso do túnel e acho que você tem que colocar o pé no acelerador", acrescentou.

Ele ressaltou que esse projeto "múltiplas possibilidades em aberto, porque estamos a falar de ligar para o Chile com o mercado sub-regional de 21 milhões de pessoas e da Região de Coquimbo estará na linha de frente para o mercado asiático."

Diante de tamanho desafio não cabe improviso disse: "quando sabemos que o túnel terá entre 8 e 10 anos, por isso temos tempo para formar uma plataforma que responde satisfatoriamente às necessidades e oportunidades que este processo envolve."

Quanto ao futuro do porto de Coquimbo, você definitivamente vai ser pequeno, fontes do governo regional adiantou que a construção de um novo, fora da cidade, setor norte, que envolvem permitindo um novos projetos de infra-estrutura rodoviária.

Efeitos multissetoriais

Por enquanto, a autoridade regional disse que se concentram os seus esforços na implementação de "um projeto bilateral mais fina (com a província argentina de San Juan) e multissetorial, financiado por contribuições do BID, o que nos permitirá abordar o âmbito econômico efeitos comerciais, produtivas e ambientais e sócio-culturais que vão com a abertura do túnel ".

José Strada, Ministro das Infra-estruturas de San Juan e presidente da Entidade Binacional Túnel de água (Ebitan), destacou a grande atração provado "por 23 consórcios internacionais na chamada a manifestar interesse no túnel". Eles foram pré-seleccionados 18 consórcios e este ano deve definir o processo de licitação para o prêmio de "uma obra gigantesca que estima tirar nove anos para construir."

No final de agosto do ano passado, o Utreras intendenta participou de uma reunião em Buenos Aires, com a presença de ministros, embaixadores, prefeitos e governadores de ambos os países. "Nessa reunião, ficou claro que a fronteira 13 a Chile e Argentina etapas estabelecidas para desenvolver o túnel Agua Negra mostrou o progresso mais significativo". Em contraste com o progresso de Agua Negra, a baixa altitude túnel que ligaria a província de Mendoza com a quinta região do Chile por sector Paso Los Libertadores, nenhum sinal de progresso proposto, embora seja o projeto binacional mais ambicioso para permitir o fluxo de fluido para os portos comerciais de Valparaíso e San Antonio.

Enquanto esperava para ser dado o sinal verde para o túnel, o mega-projeto chamado Puerto de Gran Escala, que será localizado junto a um dos Terminais Marítimos chilenos, está agora no papel.

"Em vez disso, o túnel de Água Negra foi ratificada em nível presidencial em agosto de 2009, quando sob a cúpula da Unasul, realizada em San Carlos de Bariloche, os presidentes Cristina Fernández e Michelle Bachelet, juntamente com o então presidente do Brasil Lula da Silva assinou um memorando de entendimento para promover a construção deste trabalho ", destacou no governo regional de Coquimbo.

Enquanto isso, os primeiros beneficiários do início de pavimentação de rodovias internacional vai Argentino turistas cruzando a Agua Negra passar, para passar o verão na costa da Região IV e os milhares de fãs, em junho e julho do próximo vai viajar para o IV Região para ver a Copa América jogos para ser jogado no estádio La Portada de La Serena




Sob o túnel: Pergunte instalar laboratório subterrâneo


Uma rede de cientistas sul-americano que dirige o projeto ANDES (Agua Negra profundo Experiment Site) solicitou a instalação, no ponto mais profundo no túnel de futuro, um laboratório subterrâneo onde você pode fazer experimentos em física de partículas, astrofísica, geofísica, biologia e ciências ambientais, entre outros. A contagem de laboratório de um complexo de três cavernas adjacentes e seria o terceiro mais profundo do mundo, a 1.750 metros abaixo da rocha da montanha. Ele também seria o primeiro de seu tipo no Hemisfério Sul. Sua administração seria fornecido por um organismo denominado "Consórcio Latino-Americano de Experimentos Underground". Este tipo de laboratório, devido à sua grande profundidade, permite que experimentos de alta sensibilidade são protegidos sob a rocha de bombardeio permanente dos raios cósmicos que atingem a superfície da Terra.


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