terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Viva o Santos Reis - Viva a Folia de Reis

Hoje é dia de Santo Reis, a data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Duque de Caxias já teve muitas folias de reis, manifestação religiosa trazida por portugueses para o Brasil. Poucas resistiram. A Flor do Oriente é uma delas.

Há 150 anos, quatro gerações da família Vicente de Moraes carregam a mesma bandeira, que veio de Minas Gerais, com o mestre Miguel Vicente de Moraes, em 1944.

Depois assumiram o posto o Manoel, o Marcos, o Miguel e o Waldir, que é tio do atual mestre, Rogério Silva de Moraes. Rogério, por sua vez, é marido de Leonor Sant’Anna, a filha de Waldir que vai assumir daqui a pouco, por direito.

A Folia de Reis Reisado Flor do Oriente, além de outras que resistiram na cidade como a Estrela do Oriente, vem percorrendo os bairros da cidade de Duque de Caxias, na sua jornada de resistência cultural. No dia 24 de janeiro o Reisado Flor do Oriente realiza a sua tradicional Festa do Arremate, onde se comemora o fim da jornada do ano e recebem as folias convidadas na sua sede no bairro da Vila Rosário em Duque de Caxias.


Fotos: Rosita Vilar
Fonte: wikipedia
Brasil Escola
Mapa da Cultura RJ









Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...