sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cinema de Guerrilha da Baixada divide prêmio recebido no Festival de Cinema de Duque de Caxias com seus alunos

O grupo Cinema de Guerrilha da Baixada, que ficou com a segunda colocação no Festival de Cinema de Duque de Caxias, de 2014, com o filme "Paraíba pede socorro", dividiu a premiação com os alunos da oficina de cinema de Barra do Paraí. 

Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano, diretores do Cinema de Guerrilha da Baixada, estiveram neste dia 20-01, em Barra do Piraí para dividir a premiação do curta Paraíba pede socorro, com os seus alunos de oficina de cinema, que ministram todos os anos no Festival de Cinema Estudantil.

A premiação ocorreu em dezembro passado onde o Cinema de Guerrilha da Baixada participava com três curtas: Salvem o rio, Falta água e Paraíba pede socorro, realizado pelos alunos na oficina de cinema.
Falta água, com a direção de Vitor Gracciano, recebeu a Menção Honroso e Paraíba pede socorro, conquistou a segunda colocação e doze mil reais como premiação. 

Os diretores decidiram dividir a premiação com os alunos, comprando equipamentos para que realizem seus curtas a qualquer momento. Os equipamentos foram entregues ao Secretário Municipal Roberto Monzo, idealizador do Festcine Barra do Piraí, considerado o Oscar do cinema estudantil. 
Pela primeira vez, um filme realizado pelos alunos de Barra do Piraí conquistaram uma premiação fora da cidade.


Abaixo: reprodução do portal da Prefeitura de Barra do Piraí

Polo Audiovisual de Barra do Piraí e Cinema de Guerrilha da Baixada recebem premiação pelo curta ‘Paraíba pede socorro’

Aconteceu na tarde de terça-feira (20/01), na sede do Sicomércio, na Galeria Santos Dumont, Centro de Barra do Piraí, a entrega simbólica da premiação pelo curta-metragem ‘Paraíba pede socorro’, de Vítor Gracciano e Ricardo Rodrigues, integrantes do CGB (Cinema de Guerrilha da Baixada), que tiveram apoio do Polo Audiovisual de Barra do Piraí na filmagem.

Segundo colocado no Festival de Curta Viva Caxias, realizado na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, o curta-metragem ‘Paraíba pede socorro’ tem a participação de estudantes inscritos nas oficinas do V Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que aconteceu em junho de 2014, quando foi criada a filial Cinema de Guerrilha de Barra do Piraí. “Esse prêmio foi muito importante pra gente. Vamos continuar gravando curtas, agora com a marca da nossa filial”, disse a estudante Monica Gomes da Cunha.

Vitor Gracciano frisou a importância do Cinema de Guerrilha.  'Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ é o lema do CGB, que busca valorizar a mensagem e não somente a técnica. “Uma boa câmera não é garantia para um bom curta. Câmeras pequenas ou até mesmo celulares podem ser veículos de grandes ideias”, argumentou.

Já Ricardo Rodrigues preferiu enaltecer a caminhada do CGB. “Apesar das dificuldades estamos sendo reconhecidos em festivais de cinema nacionais e internacionais”, disse.

O Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Roberto Monzo, recebeu dos diretores uma câmera semi-profissional e um tripé, ressaltando, que o prêmio pertence ao CGB, que, através de Vítor Gracciano e Ricardo Rodrigues, resolveu repassa-lo ao Polo Audiovisual de Barra do Piraí. “Estou feliz pelo reconhecimento dos diretores e ainda mais feliz pelo sucesso do curta-metragem filmado pelos parceiros do Pólo Audiovisual de Barra do Piraí, que foi premiado no importante no Festival de Curta Viva Caxias”, declarou.

Além das personalidades citadas registramos as seguintes presenças: Orlando Pimentel, presidente do Sicomércio de Barra do Piraí; Ana Lucia de Araújo Lima, coordenadora regional do SEBRAE/RJ e Nathalia Correa Malaquias, analista do SEBRAE/RJ.

Participaram também da premiação os estudantes que participaram do curta-metragem ‘Paraíba pede socorro’: Monica Gomes da cunha, Carlos Patrick Piassá Ferreira, Gabrielly Cruz Oliveira, Maria Vitória Moreira, Luiz Gustavo Couto de Oliveira, Aline Pignatara Coimbra , Ary Ravel e Ramon Pereira Nogueira.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...