quarta-feira, 30 de março de 2016

Depois de Berlim e do Festival de Teatro de Curitiba a peça Jean - O Basquiat da Baixada terá apresentação única em Duque de Caxias


A vida de Basquiat na visão de um brasileiro radicado na Alemanha.

Assim como Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin, Kurt Cobain, e outros ícones, o artista plástico Jean-Michel Basquiat (1960-1988) pertence ao seleto “Clube dos 27”, clube este composto por artistas que por uma trágica coincidência foram encontrados mortos aos 27 anos, sozinhos em casa ou em quartos de hotel.
Basquiat, primeiro pintor negro considerado importante para a história da Arte, teve uma vida breve, porém intensa. Namorou Madonna, foi amigo íntimo de Andy Warhol e tornou-se o mais jovem artista  da famosa exposição Dokumenta. Morreu de overdose, só, no auge da carreira, em seu ateliê em 1988.
Inspirado na vida e na obra do pintor,  JEAN – Terá sua estreia nacional na  25ª edição do Festival de Teatro de Curitiba.

Sozinho em cena, o ator Alex Mello, que assina  texto e  direção, mostra diversos momentos da vida do artista: a infância, o universo escolar, o racismo e a exclusão ao qual é submetido. A adolescência, a vida nas ruas, o contato com as drogas e a rebeldia traduzida através da música e do grafite e, já adulto, o reconhecimento como pintor, sua relação com a fama e a solidão. A inspiração para o título da peça é uma referência direta aos quadros “diários” de Basquiat, que começou grafitando os muros de Nova York e ganhou as salas dos grandes museus de todo o mundo. 
A montagem procura unir fatos marcantes da vida dos dois: Alex, um ator negro que vive em um país estrangeiro, e o pintor de origens porto-riquenha e haitiana que se tornou um dos maiores nomes da arte contemporânea.

Há 10 anos radicado na Alemanha, o ator brasileiro Alex Mello,  nascido e criado  em Duque de Caxias na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, teve a ideia para a peça após ser convidado pelo fotógrafo alemão Kai Joachim para fazer uma sessão de fotos em homenagem aos 50 anos de nascimento de Basquiat. Ele pesquisou sobre a vida do artista e encontrou semelhanças entre as suas trajetórias. “Os temas que ele traz são muito atuais: solidão, consumismo, violência e racismo. Tive necessidade de falar desse Basquiat que pode estar em Nova Iguaçu, Nova York ou Neukölln em Berlim”, destaca Alex Mello. 

A encenação tem como ambientação cenográfica o ateliê do artista, onde ele apresenta seus conflitos, desejos, medos, frustrações e ambições. Uma tela em branco no centro da arena,  apresenta-se como símbolo para o jogo cênico que será estabelecido. É neste vazio que o personagem, um homem em estado de alerta constante, precisa pintar um quadro, tenha ou não inspiração. Afinal, o marchand aguarda mais uma obra de sucesso e o pressiona de toda forma a entregar o quadro pronto o quanto antes. Trava-se aí um jogo decisivo entre a realidade e o imaginário. “É ao longo deste vertiginoso dia de trabalho, véspera de seu aniversário de 28 anos, que a personagem repassa sua vida, como que em um acerto final de contas”, completa o ator.

O espetáculo teve sua estreia oficial em 2015, no galeria de arte urbana Kunstbruder, na cidade de Köln, na Alemanha.

Ficha técnica:
Concepção, dramaturgia e performance: Alex Mello
Assistente geral: Maurício Virgens
Concepção Cenário e Figurino: Oliver Giorgi
Trilha Sonora:  Maurício Virgens e Alex Mello
Consultoria técnica e musical: Daniel Katz
Iluminação: Michele Hövelmanns
Pesquisa corporal: Parisa Karimi
Ensaiadora: Sabine Müller-Nordhoff
Fotos: Kai Joachim
Design gráfico:  Danilo Corrêa
Pesquisa: Dennis Thies
Realização: Mellodrama


Serviço:

Espetáculo: Jean
Duração: 60 minutos
Ingressos: Inteira R$ 20,00 / meia entrada R$ 10,00
Dia : 06 de Abril
Horário: 19:30h

Local: Teatro Municipal Raul Cortez


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...