quinta-feira, 31 de março de 2016

Exposição, Feira de Quadrinhos, Cosplay marcam a Gibizeira evento que vai reunir os amantes dos quadrinhos em Duque de Caxias

GIBIZEIRA LEVA O UNIVERSO DOS QUADRINHOS PARA O CAXIAS SHOPPING

A história dos 147 anos de existência dos quadrinhos brasileiros será contada e apresentada em uma exposição no Caxias Shopping, na mostra  Gibizeira,evento que tem o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria de Cultura e Turismo. O evento com abertura no dia 9 de abril, foi organizado por um coletivo de artistas da Baixada Fluminense, resgatou o pioneiro nesta arte o ítalo-brasileiro Ângelo Agostinho, em 1868, com o registro das Aventuras de Inhoquim, até os dias atuais, com o surgimento da internet e das novas formas de fazer, divulgar e consumir a arte dos quadrinhos.
“Esta parceria entre a Capa Comics e o Caxias Shopping é um namoro que já vem de algum tempo. Sem dúvidas, trata-se de uma atitude visionária para um centro comercial oferecer visibilidade a arte e a cultura para o grande público. A melhor parte disso? Estar com o povão mostrando que a realidade brasileira está no gibi”, diz o cartunista João Carpalhau.
Entre os destaques da exposição que terá também debates, está o personagem “Detrito”, um professor que cai no Rio Sarapuí, na Baixada Fluminense, e se transforma em um super-herói que encara monstros nojentos e perigosos. A personagem foi criada pelo cartunista João Carpalhau, fundador da Capa Comics, editora que produz as histórias em quadrinhos de “Detrito”, “Grafiteira”, “Não Tão Super” e “Polly & Pumpkins” entre outros.
 Os artistas contam ainda com o site da editora, o capacomics.com, onde diversos quadrinhos gratuitos estão disponíveis para leitura. Atualmente, o coletivo produziu o curta animado “A Vingança do Detrito” com dublagem dos renomados Ricardo Juarez e Wirley Contaifer. Um game que conta a origem do anti-herói “Não Tão Super” e um filme sobre o “Detrito” também estão em fase de produção. Vale conferir!
Nos dois primeiros dias (9 e 10/4), haverá encontros de quadrinistas que vão expor e vender sua arte, além de receber o público para autógrafos e bate papo. Os adeptos do “cosplay” também estarão presentes. Quem quiser pode ir com as roupas de seus personagens favoritos. Até 17 de abril, o público poderá visitar a “Exposição de Quadrinhos” que terá painéis com a história da HQs no Brasil, imagens das capas mais famosas desde 1876, com traços em preto e branco, até as capas atuais da “Capa Comics
Segundo a gerente de Marketing do Caxias Shopping, Cristiana Legey, a exposição reforça o papel de espaço de cultura no município. “Esta exposição representa muito bem a vocação do Caxias Shopping em mostrar arte de qualidade para o público.  Somos um equipamento comercial, mas nos tornamos um dos principais espaços de cultura e lazer da Baixada Fluminense. Carregamos em nosso DNA o compromisso de fomentar a cultura na região. E é assim que temos trabalhado desde a inauguração” explica.
COLETIVO DE QUADRINISTAS DA BAIXADA
A história do coletivo começou em 2013, quando os quadrinistas da Baixada Fluminense se uniram para colocar sua realidade no gibi. Assim, nasceu a primeira edição, lançada na Biblioteca Leonel Brizola, retratada na capa da revista com uma invasão de personagens dos quadrinhos para lá de fantástica. De lá para cá, o grupo vem se especializando, participando de vários eventos, workshops e até do Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Minas Gerais.
SERVIÇO
Evento: Exposição de quadrinhos Gizbizeira
Local: 1º piso do Caxias Shopping (Rodovia Washington Luiz, 2895.Telefone: (21) 2430-5110)
Período: 9 a 17 de abril


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...