sexta-feira, 18 de março de 2016

MUSEU CASA DO PONTAL COMEMORA 40 ANOS COM EXPOSIÇÃO ITINERANTE EM DUQUE DE CAXIAS

Mostra “Fluxos e Migrações” estará na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola
Como parte das comemorações dos 40 anos do Museu Casa do Pontal será inaugurada no próximo dia 23 de março, às 18 horas, a exposição itinerante Fluxos e Migrações, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Centro.  A exposição aborda o tema da migração no Brasil e no exterior, onde são apresentadas as etapas pelas quais o imigrante passa de seu ponto de origem até seu destino, no qual ele tem que se adaptar à nova realidade.

A exposição é formada por mais de 40 obras do acervo permanente da instituição, e tem obras dos artistas pernambucanos Mestre Vitalino, Manuel Vitalino, Zé Rodrigues, Manuel Eudócio e Amaro Rodrigues, além de trabalhos de artistas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
O Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui o maior acervo de arte popular brasileira do país, graças ao trabalho de Jacques Van de Beuque, imigrante francês que chegou ao Brasil em 1946, como refugiado da Segunda Guerra Mundial.
A exposição fica em cartaz até 24 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h., e nos finais de semana através de agendamento direto na Biblioteca por meio do. A entrada é franca.
Retirantes Autor Desconhecido Alto do Moura PE Acervo Museu Casa do Pontal
Ação faz parte do Programa Educacional do Museu Casa do Pontal
Desde sua criação, há exatos 20 anos, o Programa Educacional do Museu Casa do Pontal já atendeu mais de 230 mil participantes. Ele é composto por três linhas de atuação: visitas-teatralizadas, exposições itinerantes educativas e capacitação de educadores e gestores socioculturais.
Realizadas, anualmente, em centros culturais e bibliotecas públicas em diferentes bairros do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense, as exposições itinerantes propiciam o acesso ao acervo aos múltiplos segmentos sociais do estado do Rio de Janeiro.
Em algumas localidades essa atividade atende comunidades que nunca tiveram acesso a museus. As exposições possibilitam que obras originais saiam dos circuitos museológicos para a periferia, atingindo com a mesma qualidade expositiva um público que dificilmente teria acesso a mostras desse gênero.
Viajantes no pau de arara Manuel Eudocio Alto do Moura PE
Sobre o Museu Casa do Pontal
Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo pesquisa da Embratur, ele reúne o maior acervo de arte popular brasileira do país. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por peças produzidas a partir do século XX.
O Museu Casa do Pontal foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.
Localizado em um sítio ecológico, de 5.000 m², o espaço reúne 8.500 peças de formas, materiais e estilos diferentes de autoria de mais de 300 artistas, de 24 estados do país. São quilômetros de histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens pelo Brasil do designer francês Jacques Van de Beuque, dono de um acervo riquíssimo que recobre a produção de arte popular a partir do século XX.
SERVIÇO
Atividade: Exposição itinerante “Fluxos e Migrações”
Abertura: 23/3, às 18h
Período de visitação: até 24 de abril. De segunda a sexta-feira, de 10h às 19h. E aos finais de semana mediante agendamento.
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola - Praça do Pacificador, Centro. (Telefone: 2672-3155).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...