quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ítalo Moriconi fala de Ana Cristina César na Academia de Letras e Artes de Mesquita

A Academia de Letras & Artes de Mesquita recebe este mês de agosto o Prof. Dr. Ítalo Moriconi como conferencista em seu Ciclo de Conferências "A mulher na Literatura Brasileira".
Ítalo Moriconi é conhecido pela organização de duas grandes antologias literárias: Os cem melhores contos brasileiros do século XX (2000) e Os cem melhores poemas brasileiros do século XX (2001), ambos publicados pela Editora Objetiva. Como ensaísta, Ítalo publicou Como e por que ler a poesia brasileira do século XX (2002), obra fundamental para compreender a poética brasileira do século passado e seus reflexos na poesia atual. Também é poeta reconhecido, campo no qual publicou as obras Léu (1988), A Cidade e as Ruas (1992), Quase Sertão (1996) e História do Peixe (2001). É professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atual diretor da EdUERJ. Em 2005 atuou como professor visitante na Leiden University (Holanda), sendo titular da Cátedra de Estudos Brasileiros (Veja o currículo completo clicando aqui).
Sua Conferência na ALAM intitula-se Ana Cristina César: o sangue de uma poeta, mesmo título de livro de sua autoria publicado em 1996, sobre a vida e obra de uma das mais relevantes escritoras da geração mimeógrafo (ou poesia marginal) da década de 70. Crítica e tradutora, morreu tragicamente atirando-se da janela de um edifício aos 31 anos de idade.
A conferência de Ítalo Moriconi acontecerá dia 31 de agosto (última terça-feira do mês), às 19h na Sala de Leitura Poeta João Prado (Praça João Luiz do Nascimento, s/nº, Centro de Mesquita).
Após a conferência (como já é de costume) haverá roda de leitura com poetas da ALAM e convidados.
Ana Cristina César
( 1952-1983)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Cansei, poesia

Recital de Poesia e Microrrelato em Vigo, realizado  no Galo Vento. Cansei, é uma das poesias que recitei no evento. A poesia está publicad...