segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Museu Ciência e Vida recebe mostra sobre Santos Dumont


O Museu Ciência e Vida abriga, a partir do próximo dia 3 de agosto, a exposição itinerante Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos Dumont, fruto de uma parceria entre o Centro de Documentação e Histórico da AeronáuticaCendoc/Ministério da Defesa e o Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast. Criada a partir do acervo organizado pelo brigadeiro Nelson Freire Lavenère-Wanderley, a mostra é composta por réplicas de fotos, documentos e recortes de jornal, vestígios importantes da vida dessa personalidade quase mítica da história brasileira.


Em cartaz até 26 de setembro, a exposição tem como objetivo divulgar a imagem do aviador Santos Dumont enquanto cientista. Afinal, muitos, hoje, não sabem que foram os conhecimentos técnicos e científicos do aviador que possibilitaram o voo do 14-Bis em 1906 ou do Demoiselle em 1907, aparelhos precursores da aviação moderna. Com curadoria de Henrique Lins de Barros, a exposição sobre o cientista brasileiro já esteve no município do Rio de Janeiro, em Tangará da Serra (MT), Barretos (SP) e Juiz de Fora (MG). Entre as atrações previstas, há vídeos relacionados ao tema, oficinas para professores e atividades interativas.
O Museu Ciência e Vida é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, com curadoria a cargo da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância –Fundação Cecierj e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado – Faperj e da Faetec. Em funcionamento desde o dia 1 de julho, está localizado no prédio do antigo fórum de Caxias, na rua Ailton da Costa s/nº, bairro Jardim 25 de Agosto. Recomenda-se às escolas interessadas que agendem com antecedência sua ida – tanto à exposição quanto ao planetário – por telefone  também pelo site.

Confira os horários de funcionamento do Museu Ciência e Vida:
Exposição temporária: de terça a domingo – das 10h às 17h
Planetário: de terça a domingo – sessão única às 15h
Agendamento para escolas: (21) 2671-7797
Entrada franca.
Para saber mais a respeito, acesse http://www.museucienciaevida.com.br/.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...