quinta-feira, 30 de setembro de 2010

São João de Meriti abre a primeira sala popular de cinema digital da Baixada

A atriz Camila Pitanga inaugura no dia 1° de outubro a primeira sala popular de cinema digital da Baixada Fluminense, na sede da organização não governamental Casa da Cultura da Baixada, em São João de Meriti.

Para a ocasião, a ong prepara uma programação especial, com a exibição do filme “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado e do curta-metragem “O Mendigo”, do meritiense Ricardo Rodrigues. Haverá ainda a apresentação das oficinas de circo, street dance, canto, hip hop, dança afro, balé, capoeira Angola e da bateria da Escola de Samba Independente de São João de Meriti.

“Resolvemos abrir os trabalhos do cinema com o “Saneamento Básico”, justamente pelo fato do longa refletir um problema que até hoje é iminente na Baixada, e a sétima arte tem o poder de fomentar essas discussões na sociedade”, comentou Jorge Florêncio, fundador da Casa da Cultura da Baixada.

Construída por intermédio do projeto Clube da Cidadania, em parceria com a secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a área é toda climatizada e automatizada, e segue o modelo auditório, com capacidade para 50 pessoas, e acessibilidade para deficientes físicos.

A idéia é que o espaço promova a cada semana sessões gratuitas de filmes e documentários nacionais, seguidos de debates com diretores, críticos e especialistas, prestando assim um serviço de difusão e democratização do acesso ao cinema em uma das regiões mais carentes do estado. A sala também funcionará como um polo exibidor de produtores da Região Metropolitana do Rio.

“Com a inauguração desse ambiente só quem tem a ganhar somos nós, artistas da região, pois teremos como mostrar os talentos e trabalhos que estão escondidos”, disse o escritor e cineasta Ricardo Rodrigues, que filmou todo o curta “O Mendigo”, no município de Meriti.

Posteriormente, serão oferecidos círculos de capacitação na área do audiovisual, onde a comunidade terá acesso a cursos modulares, workshops, oficinas e seminários.

“Em uma das cidades mais densas da América do Sul, onde a escassez de equipamentos culturais é enorme, a abertura dessa sala com atividades gratuitas significa um marco histórico no que diz respeito as políticas sociais e culturais da Baixada Fluminense. Sem sombra de dúvidas será a possibilidade de muitos moradores assistirem a filmes e debates que geralmente só chegam a Zona Sul do Rio”, afirmou Diestéfano Sant’Anna, coordenador geral da Casa da Cultura.

A Ong Casa da Cultura da Baixada Fluminense fica na Rua Machado de Assis, 12 – Praça da Bandeira, São João de Meriti. Informações podem ser obtidas através dos telefones 2751-8112 / 2751-5825.

Sobre os filmes

Saneamento Básico, O Filme”, tem direção de Jorge Furtado, e conta com Camila Pitanga, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, e grande elenco.
Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, são informados de que não há verba para saneamento básico, mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção que ganha até prêmio na cidade, e que a obra viraria ator coadjuvante.

O Mendigo”, é um curta-metragem de 15 minutos, escrito e protagonizado pelo escritor e cineasta meritiense Ricardo Rodrigues. A história é baseada em um episódio real, e conta a vida de um morador de rua de São João de Meriti, que convive com reações variadas (hostis e simpáticas) dos cidadãos. Rodrigues afirma que pretende, com o filme, passar uma mensagem positiva sobre igualdade e incentivar outras produções artísticas na cidade.

SERVIÇO:

Inauguração da primeira sala popular de cinema digital da Baixada Fluminense, com exibição dos filmes “Saneamento Básico” e “O Mendigo”
Dia: 1° de outubro
Horário: 16 horas
Local: Ong Casa da Cultura da Baixada – Rua Machado de Assis, 12 – Praça da Bandeira, São João de Meriti 
Informações: 2751-8112 / 2751-5825
Grátis

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Declaração de voto, por André de Oliveira

Vamos nos aproximando de mais um momento histórico e decisivo para o Brasil, no próximo domingo iremos às urnas para mais uma vez definir o rumo do nosso país. Como a maioria de vocês já sabe do meu envolvimento com as questões políticas,  não vou me furtar de declarar meu voto publicamente e pedir o apoio para esse projeto.
            Meu voto para Deputado Federal será para Alexandre Cardoso - 4040, voto nele não apenas por ser um dos melhores Deputados do nosso país, que ao longo de sua vida pública,  defendeu entre outras coisas a Reforma Política, o Estado Brasileiro, o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, entre outros temas fundamentais. Alexandre Cardoso 4040 assumiu em 2007 a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, no governo Sergio Cabral, imprimiu um novo ritmo à pasta e colocou a secretaria de fato a serviço da população criando programas como o Estado Digital, onde levou o acesso a internet a Baixada Fluminense, Rocinha, Santa Marta, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Cidade de Deus. Implantou uma rede de ensino profissionalizante no Estado, readaptando as necessidades atuais de nossa população, com a criação de novas unidades da FAETEC, implantou o programa CVT. Ampliou  a rede de ensino a distância, atingindo todo o Estado do Rio de Janeiro e aumentou os recursos para a pesquisa no nosso Estado, através da Faperj. Construiu um dos melhores equipamentos culturais na Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias.
Alexandre Cardoso- 4040, é um político antenado com o dias atuais, olha para o futuro e revigora com novas idéias a política brasileira.
           Por todas essas conquistas e histórico de lutas que voto para Deputado Federal em Alexandre Cardoso- 4040.
            Do seu amigo blogueiro : André de Oliveira

Voto para Presidente em Dilma -13
Governador Sergio Cabral – 15
Senador – Lindberg – 131
Eu com o Deputado Federal Alexandre Cardodo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em busca do ouro

O CineMofo exibe nesta terça o filme "Em busca do ouro" de Charles Chaplin. A sessão acontece as 19:30h na Paróquia Santa Terezinha - Rua Joaquim Peçanha, 80 – Parque Lafaiete - Duque de Caxias. A entrada é franca

O Sesi Duque de Caxias apresenta Teatro de Fantoches com Pinóquio

No próximo dia 29 de setembro, às 15h30m, o Teatro Sesi Duque de Caxias apresenta o espetáculo de fantoches “Pinóquio”. O clássico Infantil é uma das atrações do projeto “Quarta Alternativa”, promovido pelo sistema Firjan através do Sesi-RJ, que visa revelar novos talentos.

A magia dos bonecos da vida ao espetáculo. Manipulados pelos artistas da GPAK Produções, os fantoches que interpretam a história de Pinóquio possuem tamanhos bem maiores que o usual.

A classificação etária é livre. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). O Teatro Sesi Duque de Caxias fica na rua Arthur Neiva, 100, bairro 25 de Agosto. Mais informações no 0800-0231-231 ou pelo 3672-8341.
 

“Caravana Tecnológica 2010” chega a Duque de Caxias

 No próximo dia 30 de setembro, das 9h às 11h, a sede da Firjan na Baixada Área II, em Duque de Caxias, promove a “Caravana Tecnológica 2010”. A iniciativa visa divulgar para micro, pequenas e médias empresas as fontes de financiamento disponíveis para inovação tecnológica.

Técnicos do Núcleo de Inovação do Sistema Firjan vão abordar aspectos relevantes da inovação, expondo as atividades desenvolvidas e atuais demandas por financiamento. Haverá ainda, a apresentação das linhas de financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os  empresários também receberão informações e dicas para elaboração de projetos.

Serão apresentados casos de sucesso de empresas da região que conseguiram aprovação de crédito.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo 2673-2419 ou pelo 2673-3394, ou ainda através do email RR.dcaxias@firjan.org.br

PROGRAMAÇÃO:

9 H - ABERTURA

9H10 – “INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS DA REGIÃO BAIXADA ÁREA II”

9H40 -  CASES DE EMPRESAS INOVADORAS DA REGIÃO QUE JÁ CONSEGUIRAM RECURSOS EM EDITAIS DE INOVAÇÃO

10H00 – “PROGRAMAS DE INOVAÇÃO DA FINEP”

10H30 – DEBATES COM FINEP, FIRJAN E EMPRESÁRIOS

11H - ENCERRAMENTO


EVENTO: CARAVANA TECNOLÓGICA - LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA INOVAÇÃO
DATA: QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2010
HORÁRIO: 9H ÀS 11H
LOCAL: FIRJAN DUQUE DE CAXIAS – RUA ARTHUR NEIVA, 100, BAIRRO 25 DE AGOSTO.


Buraco da Palavra em Nova Iguaçu

Raimundo Rodriguez no Espaço Imaginário

Os artistas plásticos Raimundo Rodriguez, Marcio Zardo e Alê Souto, estarão amanhã na Galeria Espaço Imaginário na Lapa, das 14h as 17h, recebendo o público que comparecer na exposição.

Exposição Eterno Labirinto de Raimundo Rodriguez, com a presença do artista dia 28 de setembro, das 14 às 17 horas. Na Galeria Espaço Imaginário, Av. Gomes Freire, 457. Lapa, Rio de Janeiro

Angu no Fogo

O Mate com Angu apresenta  nesta quarta a sessão Angu no Fogo.

Olhares da Baixada

O Fotoclube Baixada abre no dia 30 de setembro a exposição "Olhares da Baixada", o evento acontece as 16h no Sesc Caxias. O Fotoclube também realiza na quinta-feira, as 18h uma assembléia no Espaço Cultural Silvio Monteiro em Nova Igraçu.

convite.jpg

Festival de teatro de Duque de Caxias

O 7º Festival de Teatro de Duque de Caxias estão com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro.Informações pelo telefone : 2771-3062

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cineclube Ankito exibe " A Rainha Diaba"

O Cineclube Ankito exibe nesta sexta-feira o filme " A Rainha Diaba". O filme se passa na  Lapa, Rio de Janeiro. Diaba (Mílton Gonçalves), um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários "pontos" de venda de droga. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba "fabrica" um novo marginal, para depois entregá-lo a polícia. Ela encarrega Catitu (Nélson Xavier), seu homem de confiança, de fazer isto. Catitu decide que o alvo será Bereco (Stepan Nercessian), um garotão cheio de si que é sustentado por Isa (Odete Lara), uma cantora de cabaré. Catitu atrai Bereco para um série de crimes e faz dele um "perigoso bandido". Acontece que Bereco passa a acreditar nesta "fama". Diaba começa a ter seu poder diminuído quando Bereco pretende controlar a venda das drogas e Catitu, por sua vez, deseja aumentar seu poder.
O filme será exibido as 12:30h
Cineclube Ankito
IFRJ - Campus Nilópolis, Rua Lúcio Tavares, 1045, centro, Sala 231-A - Nilópolis.
Entrada franca


Seminário de Memória em Queimados

Será realizado no dia 25 de setembro o Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Duas sessões especiais de Cinema marcarão o início da Primavera, em Duque de Caxias, com direito a muita música, literatura e festa.

Duas sessões especiais de Cinema marcarão o início da Primavera, em Duque de Caxias, com direito a muita música, literatura e festa.

No próximo domingo, dia 26, o Cineclube Mate Com Angu promoverá uma sessão Domingueira, com a exibição de filmes dirigidos pelo cineasta Igor Barradas e que tem o bairro de Jardim Primavera como locação. Além de Progresso Primavera, filmado em 2000 e lançado em 2001, o evento apresentará para a comunidade o curta-metragem Queimado, mais recente produção do grupo, rodado em 16mm, e que envolveu vários profissionais e moradores do bairro.

Além da exibição, o evento terá shows a partir das 16h com músicos de Jardim Primavera, apresentação de circo, performances e o lançamento dos livros Engenharia de Aviãozinho, de Heraldo HB, e Anarkopoemas e Outros, de Tubarão.

Já na tradicional última quarta-feira do mês, na Lira de Ouro, o Mate Com Angu apresenta a sessão Angu no Fogo, onde a política será o foco, com filmes provocativos e que prometem bastante polêmica, como Trabalho Descartável, de Dayana Cêh, documentário que apresenta os bastidores da contratação de pessoas para trabalhar nas eleições e a força do dinheiro nesta relação. MST, ocupações urbanas e alienação política também estão entre os assuntos dos filmes que serão exibidos.

A sessão Domingueira acontece no próximo domingo, dia 26/09, em frente ao bar Cipó Brasil, na praça do Rotary, em Jardim Primavera, com shows a partir das 16h e exibição às 19h.
Já a sessão Angu no Fogo é na última quarta-feira do mês, dia 29/09, na Lira de Ouro, rua Sebastião de Oliveira, 72, no Centro de Caxias.

Os eventos têm entrada franca




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Escola de Teatro Grátis em São João de Meriti

Venha fazer parte da primeira Escola de Teatro da Baixada – Totalmente gratuita!!
Inscrições pelo e-mail cetateatro@yahoo.com.br bastar enviar nome, endereço e telefone e colocar no Assunto: inscrição CBTIJ.
Local: FAC – Fundação de Apoio a Cultura - Centro de São João de Meriti após a Igreja Matriz.
 O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens
È um curso de Formação Teatral de duração de 18 meses subdivididos em seis ciclos de três meses composta das seguintes disciplinas: Interpretação Teatral, História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude, Expressão Corporal e Técnicas Circenses e Técnicas Teatrais. O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens atenderá 04 turmas com 25 (vinte e cinco) alunos a partir da faixa etária de 18 aos 29 anos, atendendo a nova categorização de Juventude adotada pela Secretaria Nacional da Juventude. 
O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens terá o seguinte funcionamento semanal: as aulas ocorrerão aos sábados e domingos em turno único das 09 horas ás 13horas As aulas terão duração de noventa minutos por turma somando dois tempos diários e as turmas funcionando simultaneamente. A grade curricular apresenta as seguintes Disciplinas: Interpretação Teatral - Capacitar o aluno em técnicas de representação baseados nos Métodos de: Análise Ativa de Eugênio Kusnet e Jogos e Improvisação Teatral de Viola Spolin; Expressão Corporal e Técnicas Circenses - Capacitar o aluno em técnicas de Expressão Corporal e Circense; Técnicas Teatrais - Introduzir o aluno em diversas técnicas teatrais como : teatro de rua, bonecos, animação, contação de historia, lendas e contos indígenas e africanos e danças populares brasileira;  História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude - Introduzir o aluno na História e universo da Dramaturgia Nacional com o foco na Infância e Juventude. Os últimos seis meses são dedicados aos ensaios, produção e temporada do espetáculo de Formatura tendo como proposta inicial a escolha entre esses três textos: “Tribobó City” de Maria Clara Machado, “Capitães de Areia” de Jorge Amado e “A mais valia vai acabar” de Oduvaldo Viana Filho.
Corpo Docente
Coordenador e Professor Lino Rocca – premiado Diretor Teatral  formado pela Uni-Rio em Bacharel em Artes Cênicas com especialização em Direção teatral -1994 e Pós-Graduando em Produção Cultural com ênfase em Literatura Infantil pelo IFRJ de Nilópolis- 2010.
Professora Vânia Santos – premiada atriz “baixadense” formada pela Escola Nacional de Circo e com vivencias com alguns dos mais importantes grupos teatrais brasileiro como Lume, Sobrevento, Tá na Rua, Cia do Pequeno Gestos, Teatro Anônimo.
Professores convidados:
Amir Haddad, Licko Tuller, Junior Perim, Richard Riguetti, João Carlos Artigos, Antonio Guedes, Ediélio Mendonça, Abílio Ramos, André Porfiro, Leandro Santana, Adriano Evangelista, Beto Gaspari, Antonio Mariano, Jéssica Rangel, entre outros.

Cine Mofo exibe A Enseada

O Cine Mofo exibe nesta terça-feira o filme A Enseada de Louie Psihoyos. O documentário expõe a dramática matança dos golfinhos em Taiji no Japão, em que aproximadamente 23 mil golfinhos são mortos anualmente.

A sessão acontece no dia 21 de setembro, às 19:30h, na Paróquia Santa Terezinha - Rua Joaquim Peçanha, 80 – Parque Lafaiete. A entrada é franca.

Festival de teatro de Caxias paga prêmios em dinheiro

O Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriram as inscrições para o 7º Festival de Teatro de Duque de Caxias. Elas poderão ser feitas até o dia 8 de outubro. O Festival acontecerá entre os dias 1º e 14 de novembro e vai apresentar espetáculos nas categorias adulto e infantil. O melhor espetáculo receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro, R$ 2 mil, além de troféus, que também serão oferecidos ao melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz  coadjuvante, melhor figurino, melhor maquiagem, e melhor cenografia.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador s/nº, Centro, Duque de Caxias, RJ, CEP 25020-069. Serão aceitas inscrições através dos correios, a serem enviadas aos cuidados do diretor Guedes Ferraz, no endereço acima. O email para contato é cptdc@hotmail.com e os telefones são: (21) 2771-3062 e 2671-4134 (horário comercial), (21) 8679-9114, 8195-5155 e 9101-1414, e (22) 9917-0032.
Cada grupo poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria (adulto e infantil) e a divulgação dos selecionados para participarem do festival será feita no dia 15 de outubro. Segundo os organizadores, haverá hospedagem para os grupos oriundos de outros Estados, como ocorreu em versões anteriores do evento.
            O Festival de Teatro de Duque de Caxias é organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) desde 2003. No ano passado, foram 14 grupos de vários municípios, que apresentaram 25 espetáculos em vários locais da cidade, com patrocínio de várias empresas privadas. O blog do CPT tem como endereço www.cptdc.blogspot.com.

Concurso de poesias em Duque de Caxias

  A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, em parceria com a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), promoverá o 9º Concurso de Poesias de Duque de Caxias. Ele é aberto a qualquer pessoa. As inscrições são gratuitas e serão abertas no dia 22, com encerramento em 22 de outubro. Serão duas modalidades: 1ª Categoria (até 15 anos) e 2ª Categoria (de 16 anos em diante). Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos, inéditos, não havendo tema específico ou número de folhas pré-determinadas.  Não serão, porém, aceitos trabalhos escritos em prosa e em trova.
    Haverá prêmio em dinheiro para os três primeiros lugares - categoria 16 anos em diante, respectivamente R$ 800, R$ 600 e R$ 400 e originalidade, R$ 400 - e categoria até 15 anos - respectivamente R$ 500, R$ 400 e R$ 300 e originalidade, R$ 300, além de troféus, diplomas e menções honrosas para ambas.
INSCRIÇÕES - Os locais de inscrição são os seguintes: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Rua Aylton da Costa, nº 115, sala 611, bairro 25 de Agosto, CEP 25071-160, telefones 2671-1120 e 2652-5631), Biblioteca Pública Governador Leonel de Moura Brizola (Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, Centro, telefones 2672-3155 e 3653-1999), Biblioteca Pública Jardim Primavera (Av. Jornalista Moacir Padilha, Jardim. Primavera, telefone 2676-8266), Biblioteca Pública de Xerém – Ferreira Gullar (raça Engenheiro Leão de Moura, Vila Operária,Xerém telefone 2679-1454) e Biblioteca Publica Comunitária de Imbariê (Av. Cel. Sisson, Quadra 2. Lotes 14 e 15).  Serão aceitas inscrições através dos Correios, devendo serem enviadas por carta registrada com “aviso de recebimento” somente para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, no endereço acima. No caso de inscrição de menor de idade, ela deverá ser realizada por seu responsável legal ou por outra pessoa maior de idade, com documentos próprios (originais e cópias), autorização e cópia dos documentos do responsável legal.
A seleção dos trabalhos será realizada entre os dias 25 de outubro e 25 de novembro pela Comissão Julgadora, constituída por sete personalidades ligadas às letras e às artes em geral. São elas Paulo Roberto da Silva, Carlos Alberto Vieira Lima, Francisco Carlos Maciel, Cantídio José da Silva Filho e Maria de Fátima Secchi Diogo (todos da Secretaria de Cultura e Turismo), além de Álvaro Lopes, Paulo Christiano Mainhard, Sidnei de Oliveira, Solange Maria Amaral da Fonseca e Vera Lúcia Ponciano da Silva, da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes.
O resultado e premiação serão feitos no dia 29 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Raul Cortez. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones 2671-1120 e 2652-5631, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

sábado, 18 de setembro de 2010

BOA PRAÇA: Oficina de Produção Cultural Gratuita em Duque de Caxias


Segunda-feira 20, das 10 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.



O Boa Praça é um núcleo voltado para a arte de rua, formando atores e atrizes, produtores do seu próprio trabalho que além do teatro utilizam linguagens artísticas como circo, mímica, música e cultura popular realçizado em espaços públicos voltados para público de todas as idades.
A Gestão de um Ofício – A arte
Com o objetivo de compartilhar ferramentas que possibilitem a criação e a gestão de um projeto cultural desenvolvido a partir das idéias e criatividades pessoais, esta oficina pretende abordar a criação e desenvolvimento de um projeto cultural desde seu início (idéia) até a sua realização (conclusão), abordando as seguintes fases: gestão, ofício, missão, idéia, empresa / instituição (tipos), administração, formatação, leis, capacitação, pré-produção, produção e prestação de contas. Praça do Pacificador, s/nº, Centro, Duque de Caxias (RJ) +55 (21) 2771-3062 | producaotraulcortez@gmail.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para o 7º Festival de Teatro


O Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriram as inscrições para o 7º Festival de Teatro de Duque de Caxias.
Festival de teatro
Logo CPT / Divulgação
Elas poderão ser feitas até o dia 8 de outubro. O Festival acontecerá entre os dias 1º e 14 de novembro e vai apresentar espetáculos nas categorias adulto e infantil. O melhor espetáculo receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 2 mil, além de troféus, que também serão oferecidos ao melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino, melhor maquiagem, e melhor cenografia.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador s/nº, Centro, Duque de Caxias, RJ, CEP 25020-069. Serão aceitas inscrições através dos correios, a serem enviadas aos cuidados do diretor Guedes Ferraz, no endereço acima. O email para contato é cptdc@hotmail.com e os telefones são: (21) 2771-3062 e 2671-4134 (horário comercial), (21) 8679-9114, 8195-5155 e 9101-1414, e (22) 9917-0032.
Cada grupo poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria (adulto e infantil) e a divulgação dos selecionados para participarem do festival será feita no dia 15 de outubro. Segundo os organizadores, haverá hospedagem para os grupos oriundos de outros estados, como ocorreu em versões anteriores do evento.
O Festival de Teatro de Duque de Caxias é organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) desde 2003. No ano passado, foram 14 grupos de vários municípios, que apresentaram 25 espetáculos em vários locais da cidade, com patrocínio de várias empresas privadas. O blog do CPT tem como endereço www.cptdc.blogspot.com.
fonte: www.caxiasdigital.com.br

Galeria Arte e Fato abre exposição no dia 20 de setembro

Amanhã tem flasback em Santa Cruz da Serra

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Flavio Venturini e Guilerme Arantes em Nova Iguaçu

O Projeto Músicas do Brasil apresenta nesta quarta-feira um show com dois grandes nomes da MPB, Flávio Venturini e Guilerme Arantes na Rio Sampa em Nova Iguaçu. O show começa as 20h e os dois artistas dividem o palco tocando antigos sucesso e músicas inéditas. A Rio Sampa fica na Rodovia Presidente Dutra, Km177 em Nova Iguaçu, informações pelo telefone : 3343-2000

Caxias a Capital da Moda

Começa nesta quinta-feira dia 16 de setembro o maior evento de moda da Baixada Fluminense, o Caxias Fashion. O evento que esta na sua 6ª edição, acontece no Caxias Shopping. Além dos desfiles da coleção de primavera-verão das grifes, o evento contará com stands, oficinas gratuitas e atrações culturais. Maiores informações no site: http://www.caxiasfashion.net/


                             

Olhares da Baixada

Caminho do Rock


Taturana de Aço

A banda de rock Taturana de Aço se apresenta nesta sexta na Toca do Rock, que fica na Rua 32 n 48 jardim primavera duque de caxias rio de janeiro: teles 36549204 : 78980771 



Sesi Duque de Caxias promove workshop de dança gratuito

No próximo dia 15 de setembro, às 18h30m, o Teatro Sesi Duque de Caxias abre as portas para o Workshop gratuito de Danças Populares e Folclóricas. A aula será ministrada pela bailarina Adriana Miranda, formada na Steps on Broadway, em Nova Iorque.

Os participantes aprenderão danças típicas de diferentes regiões do país, proporcionando um resgate da cultura folclórica nacional. O workshop faz parte do projeto “Quarta Alternativa”, promovido pelo Sistema Firjan por intermédio do Sesi-Rj, que visa revelar novos talentos.

O evento é sujeito a lotação e é por ordem de chegada. A classificação etária é livre. O Teatro Sesi fica na rua Arthur Neiva, 100, bairro 25 de agosto. Mais informações pelo 0800-0231-231 ou pelo 3672-8341.

Donana divulga seu calendário de atividades de setembro

Banda Larga na Baixada

O Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro será realizado em São João de Meriti. O Projeto propõe cursos intensivos gratuitos de: Clarinete, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, tuba, percussao, regência.
A finalidade é promover reciclagem aos mestres e aprendizado das reais técnicas dos instrumentistas aos músicos, junto a professores renomados na arte do fazer musical. O período de inscrição é de 15 de setembro a 15 de outubro. Os interessados poderão adquirir a Ficha de Inscrição na Escola Municipal de Música de São João de Meriti, Avenida Automóvel Clube, nº 206, Centro de São João de Meriti, contato 2756-7946.
período de realização do Programa é de 18 a 23 de outubro. As aulas serão ministradas na Universidade Estácio de Sá - Campus São João de Meriti, dentro do Shopping Rio Ville em Vilar dos Teles.
Participe, busque aprimoramento da técnica instrumental.
Realização
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
ASBAM-RJ Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro
Parceria
Prefeitura da Cidade de São João de Meriti
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Escola Municipal de Música de São João de Meriti
AAMAMM - Associação dos Amigos da Arte Musical Meritiense
Universidade Estácio de Sá - Campus São João de Meriti
Shopping Rio Ville

Alê Souto / Marcio Zardo / Raimundo Rodriguez / Erika Rowinsi no Espaço Imaginário


                  

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cine Mofo exibe Terra Estrangeira de Walter Salles

O Cine Mofo exibe amanhã um dos filmes brasileiros que mais gosto, Terra Estrangeira de Walter Salles.O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a história de Paco, que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela, e sem dinheiro após o confisco promovido por Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote, ele encontra-se com a Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote, que trazia um violino com diamantes escondidos.
A sessão acontece amanhã, as 19:30h, na Paróquia Santa Terezinha - Rua Joaquim Peçanha, 80 – Parque Lafaiete - Duque de Caxias. A entrada  é franca.


7° FESTIVAL DE TEATRO DE DUQUE DE CAXIAS

O Globo desconhece realidade cultural de Duque de Caxias

Em matéria publicada neste domingo o Jornal O Globo, diz que na cidade de Duque de Caxias, não possui nenhum equipamento cultural. O jornal que è um dos maiores do país comete um grave erro e mostra mais uma vez sua linha editorial voltada para assuntos somente da capital em detrimento das outras cidades do Estado. Os editores do jornal poderiam dar uma pequena volta na cidade para conhecer o que cidade tem e conhecer um pouco da sua rica cultura.

Abaixo a matèria publicada no site do jornal.

Sem acesso à cultura: no Brasil, só 9,1% dos municípios têm cinemaCarolina Benevides

    RIO - Aos 15 anos, Mayra Meireles é quase uma adolescente como qualquer outra: ainda tem cara de menina, sorri timidamente, começa respondendo qualquer pergunta falando "não sei" e faz caras e bocas ao tentar explicar seu ponto de vista. A diferença entre ela e muitos adolescentes brasileiros é que Mayra afirma que "não tem sonhos". Talvez seja, explica, porque nunca esteve numa sala de cinema - "a claridade é só da tela, né?" -, nunca entrou num teatro, nunca viu um show - "gosto do Sorriso Maroto e do Belo" -, nunca teve a chance de se aventurar nas páginas de muitos livros - "Biblioteca? Nunca fui. Só li a Bíblia e um livro do Vinicius de Moraes, que gostei" - ou esteve no circo. A menina, que nasceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e foi criada no bairro Chapéu do Sol, em Xerém, na Baixada Fluminense, é a caçula de uma família - pai, mãe e dois irmãos - que também nunca esteve em nenhum desses lugares.
    (Qual deve ser a prioridade dos próximos governantes na área de cultura?)
    (Confira outras reportagens da série 'Como Vivem os Brasileiros')
    - Não fui criada vendo filmes, ouvindo música ou saindo para passear. Meu pai gosta de ficar em casa e minha mãe nunca teve ânimo nem para nos levar ao circo, que vinha raramente para a cidade. Então, vivo com os pés no chão, sei qual a minha realidade. Vou à escola, namoro, às vezes vou ao Sítio do Zeca (Zeca Pagodinho, filho ilustre de Xerém) para andar a cavalo e vejo um pouco de TV - conta Mayra, que vive numa cidade sem cinema, teatro, biblioteca ou museu.
    No Brasil, segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), feita pelo IBGE em 2009, apenas 9,1% dos municípios têm sala de cinema. Ao todo, 23,3% contam com museus, e bibliotecas públicas estão presentes em 93,2%. Outros dados do IBGE, esses de 2006, mostram que só 14% dos brasileiros vão ao cinema uma vez por mês, que 92% nunca frequentaram museus e 93% nunca estiveram numa exposição de arte.
    Leia a íntegra desta reportagem em O GLOBO Digital (somente para assinantes)

Galeria Arte e Fato em novo espaço

A Galeria Arte e Fato do meu amigo Paulo Ramos vai mudar de endereço ainda esse mês, estamos aguardando as novidades.

Comunicação de Heraldo Hb

O filme Comunicação, de  Heraldo HB , do Mate Com Angu foi selecionado para a Mostra Cinema da Gema, dentro do Festival Visões Periféricas 2010 . O filme mostra um dialógo real dentro de um famoso bar da Lapa, entre dois amigos, acompanhados pela lente de Heraldo Hb. O dia em que o filme será exibido será ainda divulgado.




Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...