quinta-feira, 30 de setembro de 2010

São João de Meriti abre a primeira sala popular de cinema digital da Baixada

A atriz Camila Pitanga inaugura no dia 1° de outubro a primeira sala popular de cinema digital da Baixada Fluminense, na sede da organização não governamental Casa da Cultura da Baixada, em São João de Meriti.

Para a ocasião, a ong prepara uma programação especial, com a exibição do filme “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado e do curta-metragem “O Mendigo”, do meritiense Ricardo Rodrigues. Haverá ainda a apresentação das oficinas de circo, street dance, canto, hip hop, dança afro, balé, capoeira Angola e da bateria da Escola de Samba Independente de São João de Meriti.

“Resolvemos abrir os trabalhos do cinema com o “Saneamento Básico”, justamente pelo fato do longa refletir um problema que até hoje é iminente na Baixada, e a sétima arte tem o poder de fomentar essas discussões na sociedade”, comentou Jorge Florêncio, fundador da Casa da Cultura da Baixada.

Construída por intermédio do projeto Clube da Cidadania, em parceria com a secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a área é toda climatizada e automatizada, e segue o modelo auditório, com capacidade para 50 pessoas, e acessibilidade para deficientes físicos.

A idéia é que o espaço promova a cada semana sessões gratuitas de filmes e documentários nacionais, seguidos de debates com diretores, críticos e especialistas, prestando assim um serviço de difusão e democratização do acesso ao cinema em uma das regiões mais carentes do estado. A sala também funcionará como um polo exibidor de produtores da Região Metropolitana do Rio.

“Com a inauguração desse ambiente só quem tem a ganhar somos nós, artistas da região, pois teremos como mostrar os talentos e trabalhos que estão escondidos”, disse o escritor e cineasta Ricardo Rodrigues, que filmou todo o curta “O Mendigo”, no município de Meriti.

Posteriormente, serão oferecidos círculos de capacitação na área do audiovisual, onde a comunidade terá acesso a cursos modulares, workshops, oficinas e seminários.

“Em uma das cidades mais densas da América do Sul, onde a escassez de equipamentos culturais é enorme, a abertura dessa sala com atividades gratuitas significa um marco histórico no que diz respeito as políticas sociais e culturais da Baixada Fluminense. Sem sombra de dúvidas será a possibilidade de muitos moradores assistirem a filmes e debates que geralmente só chegam a Zona Sul do Rio”, afirmou Diestéfano Sant’Anna, coordenador geral da Casa da Cultura.

A Ong Casa da Cultura da Baixada Fluminense fica na Rua Machado de Assis, 12 – Praça da Bandeira, São João de Meriti. Informações podem ser obtidas através dos telefones 2751-8112 / 2751-5825.

Sobre os filmes

Saneamento Básico, O Filme”, tem direção de Jorge Furtado, e conta com Camila Pitanga, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, e grande elenco.
Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, são informados de que não há verba para saneamento básico, mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção que ganha até prêmio na cidade, e que a obra viraria ator coadjuvante.

O Mendigo”, é um curta-metragem de 15 minutos, escrito e protagonizado pelo escritor e cineasta meritiense Ricardo Rodrigues. A história é baseada em um episódio real, e conta a vida de um morador de rua de São João de Meriti, que convive com reações variadas (hostis e simpáticas) dos cidadãos. Rodrigues afirma que pretende, com o filme, passar uma mensagem positiva sobre igualdade e incentivar outras produções artísticas na cidade.

SERVIÇO:

Inauguração da primeira sala popular de cinema digital da Baixada Fluminense, com exibição dos filmes “Saneamento Básico” e “O Mendigo”
Dia: 1° de outubro
Horário: 16 horas
Local: Ong Casa da Cultura da Baixada – Rua Machado de Assis, 12 – Praça da Bandeira, São João de Meriti 
Informações: 2751-8112 / 2751-5825
Grátis

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Temer transforma o Brasil num dos países mais infelizes do Mundo

Caiu um dos últimos mitos que restavam ao Brasil, o da felicidade. Pesquisa Gallup divulgado na última semana coloca o país como um dos ma...