sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ferreira Gullar é homenageado em Caxias

Considerado um dos maiores poetas da lingua portruguesa, Ferreira Gullar, que completa 80 anos no dia 10 de setembro, vai ser homenageado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento vai acontecer segunda-feira (dia 6), às 9h,, na Biblioteca Pública Ferreira Gullar, localizada na Praça Engenheiro Leão de Moura, em Xerém. A homenagem contará com a presença do Secretário de Cultura e Turismo Gutemberg Cardoso, de poetas, artistas plásticos e pessoas da comunidade. Ferreira Gullar se prepara para lançar o novo livro de poemas “Em alguma parte alguma”.

Maranhense de São Luiz, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista, ensaísta e um dos fundadores do neoconcretismo, Ferreira Gullar, batizado José Ribamar Ferreira, coleciona 40 títulos publicados. Ganhou o Prêmio Molière e o Saci, entre outros, na década de 60, com “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, considerada uma obra prima do teatro moderno brasileiro. Em 2002, foi indicado por professores dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura. Este ano, foi agraciado com o Prêmio Camões, a mais alta distinção conceida a um autor de lingua portuguesa, pelo conjunto da obra.


 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...