segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Caxias abre inscrições gratuitas para cursos de iniciação teatral

O Teatro Municipal Armando Mello (TEMAM) vai retomar suas atividades como teatro-escola a partir de março. Primeiro teatro público construído em Duque de Caxias, ele terá sua capacidade ampliada de 80 para 100 lugares, com novas poltronas, pintura geral e revisão completa nas redes hidráulica e elétrica, além do sistema de ar- condicionado. “O Teatro Armando Mello entrou para a história como a mais importante oficina das artes cênicas de toda a história da Baixada Fluminense, formando inúmeros profissionais, entre atores e técnicos”, assinalou o Secretário de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso.

As inscrições para o Curso de Iniciação Teatral são gratuitas e estarão abertas até o dia 15 de março, no próprio Teatro, localizado na Rua Frei Fidélis s/n°, no Shopping Center. São cerca de 100 vagas para crianças, adolescentes e adultos. As aulas acontecerão duas vezes por semana e as aulas, que iniciarão no dia 21 de março, se estenderão até dezembro. O administrador do Teatro, Carlos Lima, assumiu o cargo em novembro. Ele informou que vários outros projetos acontecerão a partir de abril, como o “Música ao Meio Dia”, “Som das Quartas”, “Teatro às Quintas” e “Sextas Especiais”.

"Estamos buscando parcerias. Nosso objetivo é fazer do Armando Mello um espaço voltado à valorização e divulgação dos talentos de Duque de Caxias”, disse Carlos Lima, músico profissional dos quadros da secretaria e que participou de vários grupos musicais e teatrais da cidade, além de ser o idealizador do Projeto Forró na Feira, que hoje gera renda para mais de 200 pessoas.

A construção do Teatro Municipal Armando Mello, inaugurado oficialmente em 1967, “nasceu de uma reivindicação feita por artistas e intelectuais do município ao então candidato a prefeito, o médico Moacyr do Carmo. Vitorioso nas urnas, o Dr. Moacyr cumpriu a palavra e o teatro virou realidade menos de um ano depois”, lembrou recentemente o teatrólogo, escritor e jornalista Laís Costa Velho, homenageado que foi por ocasião do IX Concurso de Poesias, promovido pela Secretaria em parceria com a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes. Foi do palco do Armando Mello que decolou para conquistar um Prêmio Molière, da Air France, o Grupo TAL-Teatro de Abertura Lúdica, em 1977, com a peça “Sacos & Canudos’, de Dedires Demrós. Até hoje, foi o único grupo em toda a Baixada Fluminense que conquistou o cobiçado prêmio.
Mais informações sobre os cursos poderão ser obtidas de segunda a sexta-feira, através do telefone: 2671-3056.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...