sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Domingo já está marcada a festa no Jardim Gramacho

Levando ou não o Oscar de melhor documentário, a coprodução anglobrasileira "Lixo Extraordinário" já cumpriu o seu papel ao revelar o poder de transformação da arte a partir da vida dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. E mais um exemplo do poder da arte na transformação social ocorrerá domingo, não apenas em Los Angeles, na cerimônia de entrega da estatueta, mas na periferia do Rio, num gesto simples.
Lá na Praça Alcyr Bellucio Cavallini, no mesmo Jardim Gramacho, a cerimônia do Oscar será transmitida ao vivo para um público estimado de cinco mil pessoas, com direito a show do Afro Samba e apresentação da atriz Isabel Fillardis. E os catadores, que sob a ótica do artista plástico Vik Muniz, tiveram a chance de ganhar o mundo, poderão acompanhar o evento no centro de onde tudo começou.
E o evento só foi possível devido à união de empresários, da Agência Cardápio de Ideias e da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), cujo presidente, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, é um dos personagens centrais do documentário, dirigido pela inglesa Lucy Walker e pelos brasileiros Karen Haley e João Jardim.
Tião chegou ontem a Los Angeles para eventos de promoção do documentário. "Para mim é fundamental que essa confraternização aconteça, porque todo mundo faz parte disso que está acontecendo. Isso é tão importante quanto a minha ida ao Oscar e eu tenho que dividir esse momento com todo mundo e todos tem que se sentir envolvidos e parte do Oscar", disse Tião, em texto divulgado pela assessoria de imprensa.
Para fazer isso, Tião e Tathiana Lopes, da Cardápio de Ideias, reuniram amigos, parceiros e empresários numa corrente para unir cultura à responsabilidade social. O evento tem patrocínio da BrasilCap, Natura Cosméticos e Coca Cola, o apoio dos parceiros Furnas, Centro Espacial Vik Muniz, ATTB, Jackie de Botton, O2 Filmes, Downtown Filmes, Micarelli - Cultura & Sustentabilidade, All Business, Spectacle, Crismon Geradores, Gráfica Stamppa, Nizan Guanaes, Studio Fotográfico Aliança Criativa, Doe Seu Lixo, Feirão das Malhas e Prefeitura de Duque de Caxias.
Exibição "Lixo Extraordinário" com show Afro Samba e transmissão ao vivo da festa do Oscar
Domingo, 27 de fevereiro
Horário: 19h
Praça Alcyr Bellucio Cavallini
Jardim Gramacho, Duque de Caxias - RJ
Entrada Franca 

Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...