segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cineclube Mate Com Angu exibe o filme Raça de Joel Zito Araújo no Museu Ciência e Vida

Sessão Baobá – Cineclube Mate com Angu

O Cineclube Mate com Angu tem o orgulho de ter firmado parceria com rede de exibidores do filme RAÇA, para o lançamento do mais novo filme dos cineastas Joel Zito Araújo e Megan Mylan, uma realização da Principe Productions e da Casa de Criação Cinema e distribuição por Casa de Criação Cinema, Fundação Ford e Fundo Baobá.
Joel Zito Araújo é um dos maiores cineastas brasileiros, principalmente ao abordar questões de gênero e, mais ainda, a racial, nitidamente intencional em suas obras.
Com currículo enxuto, mas extremamente respeitado e premiado, ninguém melhor que Joel Zito para explorar, de forma mais direta, a questão racial no Brasil nos últimos anos. (produzido em parceria com a premiada documentarista norte-americana Megan Mylan)
O filme conta história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade. Entre eles o esforço do Senador Paulo Paim para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília; Miúda dos Santos – neta de africanos escravizados e ativista quilombola – pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. E Netinho de Pauloa e os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário durante todo o processo de criação e consolidação do seu canal “TV da Gente” formado majoritariamente por profissionais  negros.
Após a sessão haverá debate com o diretor, Joel Zito Araújo; Nielson Rosa Bezerra, Patrimônio, memória e cultura afro brasileira na Baixada Fluminense – FEUDUC; José Zumba, Presidente do  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias (CONDEDINEPIR); e mediação de Heraldo Bezerra (Cineclube Mate com Angu)



SERVIÇO

DATA: 22 de novembro, às 14h
Local: Museu Ciência e Vida - MCV
Rua Hilton da Costa, S/N, 25 de Agosto, Duque de Caxias - RJ
Entrada: gratuita
Lotação: 98 pessoas





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...