segunda-feira, 13 de abril de 2015

As Feiras de Duque de Caxias

Duque de Caxias é a segunda cidade da Região Metropolitana com o maior circuito de feiras. Os consumidores que optam pelo consumo de produtos agroecológicos e direto do produtor, ganham cada vez mais opção para comprarem seus produtos sem sair da cidade.  Com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, de Cultura e Turismo e Serviços Públicos, a cidade possui 6 feiras onde artesões e agricultores podem comercializar e expor sua produção.
Todos os gostos são atendidos ao longo das feiras espalhadas nas Praças Roberto Silveira, Praça da Bandeira (Vila São Luiz), Praça da Matriz (Santa Cruz da Serra) e no Caxias Shopping. As feiras são uma parceria da Prefeitura com a Associação de Artesãs de Duque de Caxias e produtores locais.
“O prefeito Alexandre Cardoso, determinou recuperar a agricultura de Duque de Caxias que estava abandonada. Através de ações que visam facilitar o escoamento dos produtos, estamos conseguindo reverter essa situação. Já abrimos estradas e conseguimos dar nome e CEP, regulamentamos a Lei do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), organizamos as feiras populares e nosso próximo passo será elaborar o primeiro projeto para que a merenda escolar seja abastecida por alimentos produzidos na cidade.”, destaca o secretário Luiz Renato Vergara.
FEIRA DO CAXIAS SHOPPING
Todo primeiro e terceiro domingo do mês, à partir das 13h, o Caxias Shopping recebe a Feira dos Agricultores. Nas barracas é possível comprar café orgânico, frutas e legumes sem agrotóxico, aipim, hortaliças, banana e batata doce, mel além de doces em compota.
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
unnamed 4
Participam e coordenam a Feira os agricultores familiares, organizados de acordo com os princípios da Economia Popular Solidária. Para que os agricultores assumam plenamente a gestão da Feira Popular e para que a agricultura familiar se fortaleça no município, foram realizadas Oficinas de Formação nas comunidades rurais do município que abordaram reflexões sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional, Economia Popular Solidária e informações sobre ações de fortalecimento da agricultura familiar.
Para efetivação da feira, foram adquiridas barracas, balanças e outros equipamentos necessários para a comercialização da produção de até 100 agricultores familiares de Duque de Caxias.
A feira acontece toda segunda terça-feira de cada mês das 09h às 17h na Praça Roberto Silveira.
FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
unnamed 3
Toda segunda e terceira sexta-feira de cada mês, produtores rurais, cooperativados e artesãos estão na Praça Roberto Silveira das 9h às 17h. Os objetivos da feira, visam a geração de trabalho e renda, o estímulo à organização popular, formação e capacitação técnica dos trabalhadores.
Na feira tem de tudo um pouco, desde bolsas artesanais, roupas e acessórios, doces de diversos tipos com preços acessíveis são vendidos em barracas especializadas em doces finos.
FEIRA DAS ARTES E ARTESÃS DE DUQUE DE CAXIAS
unnamed 2
Por iniciativa do então vereador Laury Villar, hoje vice-prefeito de Duque de Caxias, a Feira de Artes e Artesanato da Praça Governador Roberto Silveira, tornou-se a única atividade do gênero oficialmente reconhecida, vinculando-se à Secretaria de Cultura e Turismo através da Lei Municipal nº. 1.731/03.
A feira acontece todas as quartas e quintas-feiras das 08h às 17h, na Praça Roberto Silveira e é coordenada pela secretaria através do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural, responsável pela seleção, cadastramento e fiscalização.
Como toda feira de artesanato, há espaço também para as barraquinhas de enfeites,artesanatos confeccionados com vidro, tecido biscuit, couro, plásticos diversos como pet, poderão ser adquiridos por bom preço. Pintura também é uma das atrações das feiras que, para complementar a diversidade de produtos oferecidos, também dispõe de quadros que são vendidos por preços cabíveis no bolso do público.
Com o sucesso, a Prefeitura leva todas as sextas-feiras das 09h às 17h, os artesões para venderem seus produtos em feiras na Praça da Bandeira (Vila São Luís) e na Praça da Matriz (Santa Cruz da Serra). 

FEIRA CULTURAL E ARTESANAL DE SANTA CRUZ DA SERRA

Outra feira que faz sucesso na cidade é a Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra, que acontece todo segundo sábado de cada mês, na Praça da Rua Bahia, que fica próximo a igreja católica. A feira é uma iniciativa da CultArte.



Fonte: http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2035&Itemid=506

2 comentários:

Prof. Tania Curvello disse...

Com o sucesso, também tem a Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra, que funciona todo segundo sábado de cada mês, na praça Bahia. Um projeto da CultArte.

André de Oliveira disse...

Obrigado Tânia. O texto está corrigido. Abraços

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...