sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Com o objetivo de difundir e popularizar a ciência no Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia realiza entre os dias 19 e 25 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades difundidas nos municípios de todo o país.
Em Caxias a Fundec, vai realizar o " Duque de Caxias Open Tec". O evento, que é focado em informação, ciência e tecnologia, será integrado a Semana Nacional de Ciência do governo federal. A meta é apresentar aos moradores de Duque de Caxias, situações com práticas experimentais diversificadas, possibilitando a aproximação deles ao contexto científico e tecnológico de forma interativa, reflexiva e prazerosa. O “Duque de Caxias Open Tec” será aberto no dia 20 de outubro, com o “I Fórum de Software Livre” da cidade, a ser realizado no Teatro Raul Cortez, das 9h às 18h, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Entre eles estará o Diretor Executivo da Linux Internacional, Jon Maddog Hall. Para se inscrever e saber o conteúdo da programação do Fórum acesse www.duquedecaxias.rj.gov.br.Exposições interativas estarão nos dias 21, 22 e 23 no pátio da Fundec, Avenida Brigadeiro Lima e Silva n° 131, Duque de Caxias, com as seguintes atrações: o planetário Aster Domus, apresentando Shows de Astronomia, e o laboratório interativo ciencioteca, contendo atividades com experimentos científicos. O público terá acesso dirigido e gratuito à internet, através do container da “Fundec Itinerante”. Haverá também palestras e oficinas. As exposições estarão abertas ao público, somente as escolas devem se inscrever até o dia 19 de outubro, pelo telefone 2672-5650, ramal 230. As visitas poderão ser agendadas entre 8h e 12h e da 14h às 18h. Só serão recebidos grupos de 30 pessoas com agendamento prévio.Na Praça do Rosário, em Saracuruna, nos dias 21,22 e 23, das 9h às 22h, acontecerá uma exposição de ciência e tecnologia, destacando o Clube da Astronomia, brinquedos científicos e ônibus com internet.


A primeira vez que Jon "maddog" Hall esteve no Brasil para falar sobre software livre foi em Recife, em setembro de 2001, logo após o atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos. Desde muito antes, porém, "maddog" preocupava-se com a tecnologia como agente de geração de emprego e renda e de seu potencial na diminuição de desigualdades.Maddog compartilhará com todos os participantes do I Fórum de Software Livre de Duque de Caxias, uma ideia de diminuição no consumo de energia em computadores, aumento na satisfação e experiência das pessoas ao lidar com equipamentos realmente fáceis de serem utilizados, possibilidade de criação de três milhões de postos de trabalho no Brasil e demais países da América Latina, melhoria significativa na educação e economia mundial de dez bilhões de reais por dia..."
Texto adaptado de: http://www.latinoware.org/

Um comentário:

bu disse...

FODA!!!!!!!!!!!!
Esse maluco é o cara!

Alô,Caxia!

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...