sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BAIXADA DIGITAL ENTRA NA FASE FINAL DE TESTES


Moradores da Baixada Fluminense devem receber até a próxima semana a liberação do sinal de servidores em banda larga para acessar a internet gratuitamente. A previsão é da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que desde setembro testa antenas em vários municípios da região. O projeto Baixada Digital é de responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e prevê duas formas diferentes de captar o sinal de internet gratuita. Uma delas é nos chamados espaços de mobilidade, que têm sistema wi-fi aberto. A outra é nas residências, onde será necessário comprar antenas.


- Os sinais já estão liberados nas áreas mobilizadas, restam apenas algumas praças, que dependem ainda da liberação de operadoras. Quanto às residências, estamos fazendo testes com kits domiciliares de forma a tentar levar esse serviço para a casa das pessoas. Precisamos ainda definir o tipo de antena que vai captar o sinal da melhor forma. Os testes vão indo muito bem e, com certeza, já na semana que vem, haverá uma grande quantidade de áreas contempladas, principalmente em Duque de Caxias e São João de Meriti. Algumas devem ficar de fora por enquanto, mas logo serão incluídas - explicou o professor Franklin Coelho, coordenador do projeto.

O programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.

Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um adaptador USB wireless para se conectar. Com o término dos testes, a secretaria vai indicar o melhor tipo de antena a ser comprada e a melhor forma de instalar os equipamentos.

Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais, como Praça do Pacificador, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.
 


O Secretario de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, testa o sinal na Praça do Relógio.

6 comentários:

henrique disse...

O blog está muito bom!!
Preciso do seu e-mail. O meu é Henriquefebf@hotmail.com

Abrço

Cidade de Duque de Caxias disse...

André, não quero saber de nada ... quero é o filme da Jaqueira. A Jaqueira é coisa nossa.
Um abraço.

Unknown disse...

espqro que a conexão seja boa... assim o buraco cavernoso vai ficar com mais mobilidade...
viva a internet livre!!!

Unknown disse...

http://ventofortedolevante.blogspot.com

BICACHAPA disse...

Até agora, NADA! véio.

Unknown disse...

Aqui na Baixada existe uma dificuladdede se conseguir Internet Banda Larga, porque a Oi diz que sua linha telefônica não esta habilitado para velox, uma banda larga via cabo credenciada pela anatel diz que uma rua após a Brigadeiro Lima e Silva é muito longe. Com a Baixada Digital isto vai acabar. depois quero ver eles correrem atrás da gente para comprar seus serviços.

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...