sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BAIXADA DIGITAL ENTRA NA FASE FINAL DE TESTES


Moradores da Baixada Fluminense devem receber até a próxima semana a liberação do sinal de servidores em banda larga para acessar a internet gratuitamente. A previsão é da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que desde setembro testa antenas em vários municípios da região. O projeto Baixada Digital é de responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e prevê duas formas diferentes de captar o sinal de internet gratuita. Uma delas é nos chamados espaços de mobilidade, que têm sistema wi-fi aberto. A outra é nas residências, onde será necessário comprar antenas.


- Os sinais já estão liberados nas áreas mobilizadas, restam apenas algumas praças, que dependem ainda da liberação de operadoras. Quanto às residências, estamos fazendo testes com kits domiciliares de forma a tentar levar esse serviço para a casa das pessoas. Precisamos ainda definir o tipo de antena que vai captar o sinal da melhor forma. Os testes vão indo muito bem e, com certeza, já na semana que vem, haverá uma grande quantidade de áreas contempladas, principalmente em Duque de Caxias e São João de Meriti. Algumas devem ficar de fora por enquanto, mas logo serão incluídas - explicou o professor Franklin Coelho, coordenador do projeto.

O programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.

Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um adaptador USB wireless para se conectar. Com o término dos testes, a secretaria vai indicar o melhor tipo de antena a ser comprada e a melhor forma de instalar os equipamentos.

Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais, como Praça do Pacificador, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.
 


O Secretario de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, testa o sinal na Praça do Relógio.

7 comentários:

henrique disse...

O blog está muito bom!!
Preciso do seu e-mail. O meu é Henriquefebf@hotmail.com

Abrço

Cidade de Duque de Caxias disse...

André, não quero saber de nada ... quero é o filme da Jaqueira. A Jaqueira é coisa nossa.
Um abraço.

Unknown disse...

espqro que a conexão seja boa... assim o buraco cavernoso vai ficar com mais mobilidade...
viva a internet livre!!!

Unknown disse...

http://ventofortedolevante.blogspot.com

BICACHAPA disse...

Até agora, NADA! véio.

Unknown disse...

Aqui na Baixada existe uma dificuladdede se conseguir Internet Banda Larga, porque a Oi diz que sua linha telefônica não esta habilitado para velox, uma banda larga via cabo credenciada pela anatel diz que uma rua após a Brigadeiro Lima e Silva é muito longe. Com a Baixada Digital isto vai acabar. depois quero ver eles correrem atrás da gente para comprar seus serviços.

lobo disse...

Sinto um cheiro de propaganda eleitoral antecipada, em 02/12/2009 fizeram a divulgação do baixada digital com inauguração e direito ao governador aparecer na tv falando com o secretário,2dias depois fui na praça da matriz em são joão e nada de sinal, dia 12/12 já tinha sinal fraco, mas em 26/12,27/12 até hoje nada de sinal, embora eles digam que são joão meriti tem 100% de cobertura, o sinal que capto é o de nova iguaçu da caixa dágua, nilopolis nem pensar, nada de sinal, vc liga para o nr de atendimento e eles nem sabe o que está acontecendo, é um projeto tocado por estudantes/amadores, nem tem responsável técnico que te atenda ao telefone.

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...