terça-feira, 3 de novembro de 2009

Exposição sobre Metre Vitalino em Caxias

O Museu Casa do Pontal inaugura exposição educativa sobre Mestre Vitalino, cujo centenário é celebrado este ano. Foi a partir das criações do Mestre pernambucano, que outros artistas foram revelados e surgiu no Alto do Moura, próximo a Caruaru, o mais importante núcleo de arte popular do país!

A Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, abriga a mostra no mês das crianças.
A exposição educativa “Mestre Vitalino, a arte popular ganha o mundo - acervo Museu Casa do Pontal” presta uma homenagem ao maior ícone da arte popular brasileira no ano em que se comemora seu centenário de nascimento. A exposição faz parte do programa de ações educativas pelo Museu Casa do Pontal que anualmente promove a itinerância do acervo por centros culturais, bibliotecas públicas e pontos de cultura.
Segundo Angela Mascelani, antropóloga e curadora do mostra: “A arte brasileira deve muito a Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino. Graças às suas esculturas, o Brasil despertou para o vasto território da criação plástica popular. Sua projeção no cenário nacional, especialmente a partir de 1947 quando participou de uma mostra no Rio de Janeiro, impulsionou a criação de um verdadeiro pólo cerâmico no Alto do Moura em Caruaru (PE) e despertou o Brasil para o reconhecimento de outros tantos artistas em todo o país.“
A inauguração da mostra será no dia 7 de novembro, na Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias. A mostra ficará em exibição Bilioteca até 21 de novembro e serão oferecidas visitas monitoradas, teatralizadas e oficina de formação continuada em arte popular para educadores e gestores sócio-culturais (informações pelo telefone 2672-8883).


Exposição Mestre Vitalino, a arte popular ganha o mundo – acervo Museu Casa do Pontal.

Mostra educativa em homenagem ao centenário de Mestre Vitalino, apresentando obras de artistas como Manuel Eudócio, Zé Caboclo, Luiz Antônio, Marliete, Galdino e outros do Alto do Moura, em Caruaru, PE.
Abertura: 7 de novembro de 2009.
Ação Educativa (formação continuada e visita teatralizada): 10 de novembro.
Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola
Praça do Pacificador, Centro. Duque de Caxias. Tels: 2672-8883.
Até 21 de novembro de 2009. Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Sábado das 9h às 13h
Visitas escolares sob agendamento.
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...