terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Prêmio Mais Gostoso do Cinema Brasileiro

Pela quinta vez consecutiva o Cineclube Mate Com Angu, premia as melhores produções exibidas ao longo do ano nas suas sessões. Serão três produções premiadas com o troféu Angu de Ouro ( o prêmio mais gostoso do cinema nacional), o troféu que cada ano é confeccionado por um artista da região, foi produzido para essa edição pelo multi-artista Pablo Pablo.
Depois da sessão vai haver festa com o Dj João Xavi, que está de malas para prontas para a Europa.
O público que estiver presente na sessão pode votar e escolher o seu filme preferido, e os filmes que estão concorrendo são os seguintes:

Muro
De Tião.
Sinopse: Alma no vazio, deserto em expansão.
Brasil/PE, 2008, 18', cor e p&b, 35mm

Casa de Lama
De Rafael Chagas
Sinopse: O que fazer enquanto sua casa é alagada? Assim foi filmado e editado o filme.
Cabo Frio, RJ 5’:02” cor, digital

A Piscina do Peri
De: Fábio Galvão, Renato Dias, Chico Serra (Tv Morrinho)
Sinopse: O que acontece quando Peri resolve construir uma piscina no Morrinho e seu Vizinho Dricó está por perto? Episódio produzido para o canal Nickelodeon. Os realizadores do filme são de periferia.
Rio de Janeiro, 4’ cor

Trópico das Cabras
De: Fernando Coimbra
O casal em crise que parte do litoral para o interior de São Paulo num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação. Aos poucos, se entregam a um estranho jogo sexual com os desejos mais obscuros e secretos. Um jogo de atração e repulsão.
24’

Jornada ao umbigo do mundo
De: Alex Cassal e Alice Ripoll
Um grupo de guerreiros em uma viagem perigosa por uma paisagem em constante mutação. Em sua trajetória, estes heróis são devorados, desmembrados, irremediavelmente transformados pelo mundo que habitam. Um mundo de corpos que dançam, em que os limites e códigos corporais se transfiguram em novas possibilidades de significado e convivência.
06’:45”

Os Filmes que não Fiz
De: Gilberto Scarpa
Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.
MG 2008, 16’

Suzy Brasil: a Deusa da Penha Circular
De Renata Than.
Suzy Brasil, a drag queen que hipnotiza platéias com seus shows em boates no Rio de Janeiro. Marcelo, o pacato professor de biologia do ensino médio. Ambos moradores da Penha Circular, coincidência?
Doc. Rio de Janeiro 20’

Sweet Karolyne
De: Ana Bárbara Ramos
Nem Elvis, nem Jarbas morreram. É tudo uma grande invenção
PB, 15'

Para Limpar Lágrimas
De: Paulo Leminski,Cristiana Miranda . inopse: A obra de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante. Uma orquestração de relâmpagos. Um poema de amor
Doc . 10 Min . RJ. 2008






o-fim-de-uma-era-em-todo-final-de-ano todas as tradições são meticulosamente ou por acidente inventadas. mas, o fato é que elas só ganham corpo e tornam-se verdade para as pessoas quando são devidamente alimentadas com doses de um feijão-com-arroz-lúdico&bem-temperado. a vida se dá de forma cíclica e em espiral e isso acontece “desde os tempos em que o tempo não era contado”.
se toda vez que damos um passo o mundo sai do lugar é preciso que encontremos um ritmo próprio para as nossas caminhadas nesse mundo. sem medo & sem maldade.
há harmonia na desordem. há razão no imperfeito. e, acima de tudo, há beleza em meio ao caos.
grande-história-história-oral-microhistória-história-da-vida-privada. todas as teorias são incapazes de capturar o espírito da história-que-fazemos-quando-curtimos-a-vida-juntinhos. o espírito e o sentido torto do nosso tempo. este cineclube, desde sempre, é muito mais do que exibir e fazer filmes. o grito de “é nós!” (e sua variável “é noise!”) tem o sentido reforçado a cada vez que a gente se junta (em dezenas, em centenas…).
e a última sessão do belo ano de 2009, como bem manda nossa tradição, tem a missão de premiar do nosso jeitinho os melhores filmes que passaram pela tela do mate pelas sessões: pede passagem, choque de desordem, todo mundo nu ma de cinema, mate com angústia, chupa que é de uva, velhos bruxos, fronteira, seca & catapulta (ufa!). mas essa missão, obviamente, não é só nossa. você compadre, você comadre vai votar e nos ajudar a eleger que diretores vão voltar para casa com o filme queimado. boa sessão!
ANGU - (ioruba angu) 1 papa espessa de fubá cozido. 2 papa espessa de farinha de mandioca, feita com caldo de carne. 3 banana cozida, formando massa compacta. 4 papa de farinha de milho, espessa, com ou sem açúcar. 5 coisa embaraçada, confusa: o congresso dos artistas está um verdadeiro angu. 6 escrito ininteligível, sem ordem e confuso: este comentário não passa de um angu. 7 intriga, mexida. 8 barulho, briga.
OURO - (lat auru) 1 elemento de símbolo au, número atômico 79, massa atômica 196,967; metal precioso, de cor amarela e brilhante, muito pesado e dúctil, bom condutor de eletricidade e calor, de que se cunham as moedas de maior valor e se fabricam certas jóias. 2 dinheiro. 3 qualquer artefato deste metal. 4 riqueza, opulência. 5 cor amarela e muito brilhante: o ouro dos seus cabelos. 6 grande estima, grande valor: o silêncio é de ouro.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente

Disponibilizo o dossiê de registro da Folia de Reis Flor do Oriente, que foi elaborado pela professora Gladis Ferreira. O dossiê foi encamin...